Sistema de segurança do ‘Boi Manaus’ e ENEM contará com 3,5 mil servidores

Órgãos de Segurança reunidos montam o Plano/Foto: Daniel Landazuri

O plano de segurança integrada, montado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a ser executado nos dias 23, 24 e 25 de outubro, durante programação do aniversário de Manaus e aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), contará com cerca de 3,5 mil servidores.
Segundo o secretário-executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, Dan Câmara, os trabalhos serão iniciados hoje, sexta-feira à tarde. “O Sistema de Comando e Controle estará ativo não apenas aqui em Manaus, mas em todo o Amazonas e, também, em caráter nacional. Nós estamos operando com o Centro Nacional de Comando e Controle. O centro vai estar ativo a partir das 15h00 de sexta-feira. Para atender as duas operações estamos com um percentual que varia de 3 mil a 3,5 mil pessoas envolvidas”, disse.


A operação contará com a participação dos órgãos estaduais e municipais, como Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança Pública, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Manaustrans, ManausCult, Correios, agentes de segurança privada, Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência, Corregedoria, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e Gabinete de Gestão Integrada Estadual.

Operação “Boi Manaus 2015”

Cerca de 1.200 policiais militares vão atuar nos dois dias da programação dos 346 anos de Manaus, de acordo com o comandante do policiamento metropolitano, Coronel Franclides Ribeiro. “A Polícia Militar estará atuando com perímetros de segurança, vamos estar nos terminais de ônibus e dando apoio ao Manaustrans nos locais com maior fluxo de veículos. Vamos realizar também revistas às pessoas que forem ter acesso aos locais de evento”, disse.

A operação “Boi Manaus 2015″, será efetuada durante os dias 23 e 24 de outubro. Na Avenida Itaúba, na zona Leste, será deslocada a unidade móvel do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) e gradis serão instalados para que possam ser feitas revistas às pessoas que acessarem a área.

Já a programação na Ponta Negra contará com a unidade do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC_M) e a Plataforma de Observação Elevado (POE). Além do sistema de vídeo-monitoramento de segurança, que será colocado nos locais estratégicos e entorno do local do evento. O ciclo de operações será iníciado hoje (23), com a instalação dos centros móveis e segue até o domingo (25).

Os Distritos Integrados de Polícia (DIPs) também vão receber reforço, de acordo com o delegado-geral, Raimundo Acioly. “O número de servidores vai ser reforçado nas delegacias que ficam próximas aos locais que vão receber o”Boi Manaus”. Nos municípios durante a aplicação da prova do ENEM, a orientação é que todos fiquem em alerta para qualquer eventualidade”, ressaltou.

Operação “Enem 2015”

Segundo o coordenador da operação “Enem 2015”, coronel George Feitosa, 826 policiais militares estão atuando na operação para garantir a segurança e tranquilidade aos candidatos que forem prestar o exame, durante os dias 24 e 25 de outubro, na capital e no interior do Estado.

“Por se tratar de uma grande operação, o nosso planejamento foi dividido em duas fases, que foi desde o alinhamento de reuniões em Brasília, São Paulo e Recife, até a chegada das cargas de provas no Estado. Estamos agora na fase de distribuição desse material para os municípios. Nós ainda teremos a fase de execução das provas, no dia ‘D’. Na verdade a operação só vai terminar quando todas as provas chegarem a sua cidade de destino, o Rio de Janeiro”, ressaltou.

Aqui em Manaus, de acordo com o comandante do Policiamento Metropolitano, Coronel Franclides Ribeiro, os policiais militares vão atuar a partir das 4h da manhã para escoltar a entrega das provas. Os 186 estabelecimentos onde vão ser aplicados o exame também vão contar com a presença policial.

A operação “Enem 2015” engloba 56 municípios do estado entre eles: Manaus, Alvarães, Anamã, Anori, Apuí, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Canutama, Carauari, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Japurá, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Maraã, Maués, Nhamundá, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Pauini, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Iça, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Silves, Tabatinga, Tefé, Tocantins, Uarini, Urucará, Urucurituba. Totalizando de 330 locais de prova.

Artigo anteriorMelo reúne servidores e apresenta impactos da crise econômica no AM
Próximo artigoFuracão ‘Patrícia’ avança e deixa o México em estado de emergência

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui