

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e órgãos do Sistema (Polícias Civil, Polícia Militar, Detran-AM, Corpo de Bombeiros), com reforço da Tropa Especializada para atuar na repressão qualificada de crimes, iniciaram, neste fim de semana, a operação “Capital Segura”, uma ação especifica nos bairros de Manaus, onde estão concentrados o maior número de homicídios até junho de 2016, incluindo, o distrito Cacau Pirêra. em Iranduba, que também recebeu reforço no policiamento.
Nesses locais, com apoio do policiamento convencional e do helicóptero do Sistema de Segurança, policiais do Choque, Rocam, Marte, COE, Grupo Fera, Batalhão Ambiental, os policiais realizam: incursões em ruas e vielas, revistas em pessoas suspeitas e barreiras policiais para verificação de pessoas.
De acordo com secretário de Segurança Pública, a operação Capital Segura é uma das novas ações planejadas para melhorar a sensação de segurança da população e inibir ocorrências de crimes contra a vida. “Desde segunda-feira, todos os órgãos do Sistema estão realizando ações específicas, como a prisão de pessoas envolvidas em crimes que tanto perturbam a vida do cidadão, como o roubo, tráfico e homicídios. Essa operação é a parte repressiva do planejamento, onde estamos mostrando que a polícia está nas ruas fazendo a repressão ”, destacou.
Sérgio Fontes destacou que os órgãos estão atuando conforme levantamento da SSP-AM que aponta as áreas da cidade com maior mancha criminal. “Tivemos a prisão de mais 100 pessoas nessa última semana, envolvidas principalmente, nos crimes de tráfico, homicídios e roubos. As prisões são uma resposta de todos os órgãos de Segurança para a sociedade de que estamos empenhados em tirar das ruas, pessoas que são recorrentes na prática criminosa”, afirmou.
Blitz coordenadas pelo Detran-AM, vistorias em bares e estabelecimentos realizadas pelo Corpo de Bombeiros com acompanhamento de peritos do Departamento de Polícia Técnico-Científica também completaram o cronograma da operação durante os procedimentos desta primeira noite. “As operações integradas são importantes para garantir a Segurança em geral, por isso, além da parte repressiva, o Corpo de Bombeiros atua na questão de vistoria dos estabelecimentos noturnos e o Detran na fiscalização do trânsito”, disse.
Polícias realizam mais de 5 mil prisões

Somente nos primeiros cinco meses de 2016, a SSP-AM já registrou a prisão de 5,3 mil prisões em flagrante e cumprimento de mandado judicial. As prisões foram realizadas pelas Polícias Civil e Militar e SSP-AM.
De janeiro a junho, mais de 300 armas de fogo foram apreendidas durante ações de policiamento ostensivo em Manaus, quantidade superior ao mesmo período de 2015.