O programa ‘Interior Mais Seguro’ idealizado pelo Governo do Amazonas e coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), por meio do secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, em parceria com as prefeituras do interior, foi apresentado em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).
Nesta primeira etapa, desenvolvida entre quinta-feira (10/08) e última sexta-feira (11/08), as equipes coordenadas pelo Centro Integrado de Acompanhamento de Projetos e Elaboração de Políticas de Segurança Pública (Ciaesp) em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) estiveram nas sedes do Centro Integrado de Comando e Controle Municipal, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e Polícia Civil para ouvir as reivindicações de cada instituição e fortalecer a integração entre os órgãos e a SSP-AM, além disso, uma equipe da Sejusc visitou e administrou palestras em três escolas da cidade.
Durante as palestras nas escolas, algumas vítimas foram identificadas e a secretária-executiva da Sejusc, Andreza de Souza, falou sobre a importância dessas ações dentro do programa “Interior Mais Seguro” para prevenção e combate da violência contra crianças e adolescentes.
“Levando as palestras nas escolas, fazendo esse diagnóstico, as crianças e adolescentes começam a saber o que, quais são os tipos de violência e acabam se sentindo à vontade para denunciar porque encontram apoio” disse Andreza.
Além das visitas às instituições, foi realizada uma reunião com representantes do Governo do Amazonas, Prefeitura de Presidente Figueiredo, Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Corpo de Bombeiros (CBMAM), Polícia Civil (PC-AM), Polícia Militar (PMAM), Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e outros órgãos.
O ouvidor-geral da SSP-AM, Sérgio Augusto, ressaltou que a integração entre as ouvidorias da Prefeitura e Governo é essencial para alcançar bons resultados e melhorar o atendimento à população.” A importância das ouvidorias estarem interagindo é justamente divulgar a transparência e melhorar a participação social da população”, afirmou Sérgio.
Mesmo Presidente Figueiredo sendo um dos municípios mais avançados na segurança, o representante da Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo, Oliveira Junior, disse estar feliz e confiante no fortalecimento da segurança pública na cidade.
“Com certeza com a assinatura deste termo de cooperação, essa parceria, nós só temos a ganhar aqui no município para melhorar cada vez mais a nossa segurança”, afirmou Oliveira Junior.