
Os aeroportos de Tabatinga e Tefé passarão a ter pista de energia sustentável. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinou com a concessionária Vinci Airports, um termo específico de admissão que viabiliza a implementação de sistema de iluminação de pistas de táxi, pouso e decolagem, com fontes individuais de energia fotovoltaica.
Com uso inédito na aviação civil, a tecnologia consiste no uso de fontes primárias de energia para balizamento noturno. Cada ponto terá uma fonte de alimentação própria, em substituição ao uso da corrente elétrica.

O novo sistema diminuirá a chance da interrupção do funcionamento de vários pontos simultâneos, caso haja queda do fornecimento de energia, garantindo operações mais seguras durante à noite, já que o balizamento permanecerá visível ao piloto.
O chamado sandbox regulatório, autorização específica e condicionada concedida por órgãos reguladores e utilizado neste certame, foi instituído para possibilitar adoção de soluções inovadoras por empresas, novas tecnologias que ainda não encontram respaldo na regulação vigente.