TCEAM
Início Amazonas TCE-AM divulga Nota Técnica com orientações aos municípios sobre Reforma Tributária

TCE-AM divulga Nota Técnica com orientações aos municípios sobre Reforma Tributária

Foto: Joel Arthus DICOM TCE-AM

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) divulgou a Nota Técnica apresentando orientações aos gestores públicos estaduais e municipais sobre os impactos fiscais e operacionais decorrentes da implementação da Reforma Tributária do Consumo.

O documento foi elaborado pela Comissão de Trabalho da Reforma Tributária e Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) do TCE-AM e está disponível na edição de 10 de setembro do Diário Oficial Eletrônico (DOE), disponível em https://doe.tce.am.gov.br/.


A publicação reúne recomendações para que os municípios se preparem para a transição ao novo sistema tributário, com medidas de governança, gestão de riscos e monitoramento fiscal e orçamentário. Entre as ações sugeridas estão a criação de comitês municipais de acompanhamento da reforma, elaboração de planos de transição, integração de sistemas e atualização de cadastros.

Um dos pontos de atenção é a adequação à Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) de padrão nacional. Segundo dados da Receita Federal referentes a junho de 2026, oito municípios amazonenses ainda estavam em processo de configuração ou ativação da plataforma nacional. A Nota Técnica também alerta para a integração dos cadastros imobiliários ao Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter) e ao Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB).

“O objetivo desta nota reforça o papel orientador do TCE-AM e oferece aos municípios um caminho para que possam se preparar com antecedência para as mudanças. A organização e o planejamento serão fundamentais para uma transição segura”, destaca a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins.

O documento também aborda a necessidade de acompanhamento das regulamentações ligadas à manutenção do diferencial competitivo da Zona Franca de Manaus. A Nota Técnica recomenda ainda que os municípios adotem, com antecedência, as medidas propostas e que o documento seja revisado anualmente ou sempre que houver alteração legislativa relevante ou nova regulamentação do Comitê Gestor do IBS.

Artigo anteriorDiego Mascarenhas e Edwan Oliveira vencem eleição e vão comandar o Caprichoso por três anos
Próximo artigoSeminf avança em mais de 70% da obra da passarela Santos Dumont

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.