Teatro Amazonas é destaque no portal da BBC de Londres

Cartão-postal de Manaus alcança projeção internacional/Fotos: Alex Pazuello e Koynov

Fruto do sonho de muitos, mas erguido por um maranhense que se tornou amazonense de coração, o Teatro Amazonas, uma das mais antigas casas de espetáculos do Brasil, completou 120 anos no ano passado, mas os ecos de seu aniversário ainda ressoam pelos quatro cantos da Terra. E na última quarta-feira (16), a Casa foi destaque no portal da BBC, um dos mais antigos veículos de comunicação da Inglaterra, e pode ser lida em http://www.bbc.com/culture/story/20170316-the-beautiful-theatre-in-the-heart-of-the-amazon-rainforest.


Intitulada The beautiful theatre in the heart of the Amazon rainforest (O maravilhoso teatro no coração da Floresta Amazônica, em inglês), a matéria assinada pelo jornalista Benjamin Ramm destaca a história, a beleza e atividade atual do Teatro. O artigo também aponta o Teatro como a casa dos Corpos Artísticos do Amazonas, gerenciados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

“A música de Manaus não se restringe à sua vida selvagem. A ‘Paris dos Trópicos’, como ela se tornou conhecida no final do século 19, abriga um monumento cultural marcante: o Teatro Amazonas, uma majestosa casa de ópera que domina a praça central da cidade”, escreve o jornalista britânico, num trecho do artigo.

O texto jornalístico assinala ainda as construções e obras de arte que adornam o teatro, como a pintura do teto do Salão Nobre, feita por Domenico de Angelis e intitulada A Glorificação das Belas Artes na Amazônia; uma tela que retrata o salvamento de Ceci por Peri, da obra O Guarani, de José de Alencar, transformada em ópera por Carlos Gomes; o pano-de-boca, pintado por Crispim do Amaral, que retrata o Encontro das Águas; e a icônica cúpula com as cores da bandeira brasileira, construída com mais de 36 mil peças trazidas da região da Alsácia-Lorena, na França.

O Teatro Amazonas

Cartão-postal de Manaus alcança projeção internacional/Fotos: Alex Pazuello e Koynov

Inaugurado em 31 de dezembro de 1896, o Teatro começou a ser construído em 1884, mas a obra só ganhou impulso em 1893, no governo de Eduardo Ribeiro. É um dos principais símbolos da história do Amazonas, e atualmente, é palco de diversos espetáculos culturais, além de ser a casa da Amazonas Filarmônica, que a cada quinta-feira, apresenta concertos temáticos de grandes nomes da música erudita.

Anualmente, o Teatro recebe inúmeros festivais, sendo o principal deles o Festival Amazonas de Ópera, que já apresentou montagens de várias óperas aclamadas no mundo inteiro, como Os Troianos, de Hector Berlioz;Madame Butterfly, de Giacomo Puccini; Carmen, de Georges Bizet; e a tetralogia completa de O Anel do Nibelungo, de Richard Wagner.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Artigo anteriorFrigoríficos brasileiros tentam proteger marcas após escândalo
Próximo artigoBotijão de gás de 13 kg tem reajuste de 9,8% a partir de terça (21)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui