
Nos dias 18, 19 e 20 de novembro, acontece em Manaus, o ‘Festival Perssonalidades Negras’, com o objetivo de buscar a valorização do estímulo e difusão da produção artístico-cultural, feita pela descendência afro-brasileira da cidade de Manaus, no mês da consciência negra, integrando grupos e comunidades criativas da cidade, que se destacaram nos diversos segmentos do movimento afro no Estado do Amazonas.
O Personalidades Negras vem com o intuito de manter a memória e luta do povo negro, historicamente escravizados e apagados. Não por acaso, mas esse dia é celebrado pois marca o assassinato de Zumbi dos Palmares, um dos principais nomes da resistência negra à escravidão no Brasil. Zumbi é referência nas lutas contra o racismo. Destacamos que os anos entre 2015 a 2024 foram oficializados em Assembléia Geral da ONU como a Década Internacional de Afrodescendentes (resolução 68/237) citando a necessidade de reforçar a cooperação nacional, regional e internacional em relação ao pleno aproveitamento dos direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos de pessoas afrodescendentes.
Objetivando alcançar um público que vai de jovens, estudantes, universitários e artistas a produtores culturais e intelectuais ligados ao campo da Antropologia, Sociologia, Cultura e Comunicação Social, além do próprio Movimento Negro e os povos e comunidades afrodescendentes, o Personalidades Negras – Festival de Cultura Negra visa, dentre vários aspectos, conscientizar a comunidade manauara na promoção da igualdade racial contra discriminações e formas de preconceitos raciais e sociais, promover políticas públicas de desenvolvimento em programas que gerem igualdade de oportunidades e tratamento nas políticas étnico-raciais do município, preservar a memória afro-descendente objetivando visibilidade aos símbolos e manifestações afro-amazônicas, e incentivar a criação e divulgação de mídias, onde valorizem as ações de promoção de igualdade.
O Personalidade Negras – Festival de Cultura Negra é idealizado pelo Instituto Ganga Zumba em parceria com o Coletivo Difusão e conta com apoio do Grêmio Recreativo Canavalesco Primos da Ilha, ManausCult, Semjel, Prefeitura de Manaus, DCE UEA – Universidade Estadual do Amazonas e Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas – SEC-AM, por meio do Edital Para Cessão de Uso da Unidades Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas 2015
