Neste domingo (15/09), às 19h, o Teatro Amazonas será palco da celebração dos 40 anos do Trio Roraimeira, formado por Neuber Uchôa, Eliakin Rufino e Zeca Preto. O show contará com participações especiais de artistas como Euterpe, Halisson Crystian, Leka Denz, Nathana Lindey e Kell Silva, além dos filhos do trio, Tauã Uchôa, Odara Rufino e Miro Garcia. A entrada é gratuita, e o evento promete ser um marco na celebração da cultura roraimense.
Para Leka Denz, dividir o palco com o Trio Roraimeira em uma ocasião tão especial é uma consagração artística: “Eles foram fundamentais para a construção da minha identidade artística e para o meu sentimento de pertencimento a Roraima”. A cantora Euterpe reforça a importância do movimento cultural Roraimeira, destacando-o como uma das manifestações mais criativas do nativismo na Amazónia: “O Roraimeira nos envolve em um grande abraço fraterno de amor à arte e cultura, de respeito entre os povos e de valorização de tudo que é nosso”.
Kell Silva, também participante do show, compartilha seu orgulho em fazer parte dessa celebração. Desde criança, ele se identificou com a estética musical do movimento Roraimeira, que valoriza os costumes e a cultura da região. Agora, ao comemorar os 40 anos de história do trio, ele destaca: “Dividir o palco com meus ídolos e ser a continuidade de um movimento tão importante é uma honra”.
O Trio Roraimeira será acompanhado por uma banda composta por Amaury Gomes (percussão), Alfredo Rolins (bateria), Vitor Piani (guitarra) e Sérgio Barros (baixo). O show também fará parte do documentário “Roraimeira”, que está sendo gravado pela La Xunga Produções com registros audiovisuais em Manaus.
O circuito comemorativo dos 40 anos do movimento começou no início de setembro, com apresentações no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima e no Mormaço Cultural, em Boa Vista. O projeto conta com apoio do Governo do Amazonas, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Prefeitura de Boa Vista e da Fecomércio Roraima.