
Técnicos da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) visitaram mais de 20 produtos turísticos em Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus. O objetivo da visita era orientar e fiscalizar prestadores de serviços turísticos.
A visita técnica teve início na quarta-feira (3) e seguiu até sábado (6). Os representantes do órgão estadual foram recebidos pelo prefeito em exercício da cidade, Eraldo CB, acompanhado dos secretários municipais. A cidade, inserida no Mapa do Turismo Brasileiro, destaca-se pela produção de meliponicultura, pelo Festival de Pesca, pela rota entre as comunidades, e atrai turistas pelas belezas naturais.

Durante a viagem, os técnicos da Amazonastur visitaram mais de 20 produtos turísticos para orientar e fiscalizar os prestadores de serviços. Entre os locais visitados, destacam-se o Ramal de Matupá, região onde se encontram os balneários; o Centro de Treinamento de Motocross; a Comunidade Menino Deus de Curuça e a Comunidade São Tomé, conhecida pela pesca e manejo do pirarucu.
Para a chefe de Departamento de Registro e Sensibilização, Giovanna Maués, a visita é um passo importante para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida da comunidade e destaca para a importância dos prestadores de serviço estarem regulamentados junto ao Sistema de Cadastro de Pessoa Físicas e Jurídicas do Ministério do Turismo, o Cadastur.

No segundo dia, a Amazonastur, em parceria com o curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do município, realizou uma audiência pública com o intuito de ampliar o turismo na região por meio do plano de desenvolvimento turístico de Boa Vista do Ramos. O plano, que se trata de uma atividade prática e acadêmica elaborada por discentes para o município, foi lido e avaliado pela população presente na audiência.
A visita técnica contou com a participação da chefe do Departamento de Produtos e Projetos da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha; da chefe do Departamento de Registro e Sensibilização, Giovanna Tapajós Maués; da assistente técnica da Diretoria de Negócios e Eventos, Valéria Mendes; e da assistente técnica do Departamento de Programas e Projetos, Raíssa Tavares.