
Técnicos das secretarias estaduais de Cultura e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e da Defesa Civil do Amazonas, realizaram ontem (06), a primeira visita de inspeção ao prédio da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, como parte dos preparativos para os trabalhos emergenciais no imóvel, que deverão incluir a limpeza da área interna e da fachada, e a instalação de tapumes e de segurança armada 24h00.
No local, os funcionários da Sejusc conversaram com 12 pessoas em situação de rua – nove homens, duas mulheres e um transexual – que habitam no local para recomendar que deixassem o imóvel. Segundo os técnicos, alguns deles informaram que não são de Manaus e que desejam retornar a suas cidades de origem, no que deverão ter apoio da secretaria.


Dentro do prédio, os técnicos do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria de Cultura e da Defesa Civil encontraram detritos por todo o local, incluindo pedaços de móveis, de forros e de material hospitalar, além de lixo e dejetos deixados por moradores de rua.
No local há muitas paredes com bastante infiltração, forros desabados e estruturas comprometidas, como escadas com degraus e peças de madeira. Por conta do risco representado pelas estruturas, a inspeção ficou restrita ao piso térreo da construção.
Havia ainda fontes de água jorrando sem controle, usadas pelos moradores de rua. A Secretaria de Cultura deve solicitar ainda nesta quinta o desligamento do fornecimento de água para o prédio, para evitar o desperdício e estimular as pessoas em situação de rua hoje vivendo na Santa Casa a deixar o local.
Os visitantes constataram, ainda, que muito do acervo do prédio foi retirado do imóvel, incluindo móveis, equipamentos e material elétrico, restando, em boa parte, apenas material depredado. Na capela, apenas o altar permanece de pé.
Após a inspeção, os representantes da Cultura, Sejusc e Defesa Civil devem voltar a se reunir na manhã desta sexta-feira (7), na sede da Secretaria de Cultura, a fim de definir as próximas ações para o trabalho emergencial no local, a ser realizado a fim de conter a deterioração no imóvel.