Tecnologia da mecanização alcança comunidades de Caapiranga

Foto: Divulgação/Idam

Em Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus), o Idam, em parceria com a prefeitura do município, tem auxiliado os agricultores familiares e produtores rurais na elaboração dos projetos de Pró-mecanização e Pró-calcário, gerenciados pela Secretaria de Produção Rural (Sepror).


Neste ano foram concluídos, 33 projetos de agricultores da Associação de Desenvolvimento Rural dos Produtores da Comunidade São Lázaro (Asderprocs), no valor de R$ 305.355,35. As áreas mecanizadas já apresentam resultados de produção para a região.

Segundo o gerente do Idam em Caapiranga, Áureo Enrique Carvalho. Dos projetos aprovados, 11 foram de Pró-mecanização, 11 de Pró-calcário e 11 para a cultura da mandioca. Os projetos foram executados na comunidade Dominguinhos, no rio Manacapuru, onde foram entregues 25 hectares de área mecanizada. A comunidade beneficiada com a tecnologia da mecanização está localizada a cerca de 8 horas de balsa da sede do município.

Foto: Divulgação/Idam

“Após o preparo da área, foi realizado o plantio de mandioca, melancia, macaxeira e banana. A cultura da melancia já está dando resultados. Até o momento, foram colhidas 15 toneladas de frutos. Essa produção foi comercializada em feiras no município e também para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/individual) ”, explicou o gerente.

Ainda neste ano, foram elaborados mais 15 projetos de agricultores da estrada Ary Antunes. Sendo que 5 projetos de Pró-mecanização e 5 de Pró-calcário, orçados em R$ 107.450,00, já foram aprovados. Segundo Áureo Enrique, a preparação da área está prevista para ser realizada até o mês de dezembro. Ao final, serão entregues aproximadamente 14 hectares de área mecanizada. Onde será realizado o plantio de mandioca, macaxeira e cará, culturas que oferecem mais rentabilidade para os agricultores da região.

“Esse é um grande passo para o setor primário e de fundamental importância para o pequeno produtor. Estamos agregando nossos conhecimentos com as novas tecnologias que irão aumentar nossa produção e a renda familiar”, disse o presidente da Associação Asderprocs, Ilson Costa Silva. Ao destacar que a assistência do Idam baseada no conhecimento técnico tem ajudado no desenvolvimento da região.

Foto: Divulgação/Idam

Benefícios da mecanização – Com as tecnologias utilizadas é possível recuperar áreas degradadas através da correção de solo, evitando o desmatamento de novas áreas para o plantio; aumentar a produtividade de culturas agrícolas por hectare, além de dar qualidade de vida e renda para o agricultor, que está substituindo o trabalho manual pelas máquinas e implementos agrícolas.

“Antes, a dificuldade era muito grande, tanto de logística quanto de esforço físico. Hoje, com a mecanização, eles já recebem a área pronta para o plantio, a exemplo de um espaço que antes era possível cultivar de 3 a 4 mil pés de mandioca e atualmente conseguem plantar 10 mil pés. Tudo isso porque conseguimos limpar a área e tirar tocos que antes impediam que as áreas fossem utilizadas em sua totalidade”, explicou Áureo Enrique.

Artigo anteriorGugu Liberato não resistiu ao traumatismo craniano e morre, nos EUA
Próximo artigoCerest/Manaus encerra etapa rural de qualificação dos profissionais nas UBSs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui