
O vigilante José Edson Batista da Silva, de 55 anos, morreu com um tiro, após reagir a um assalto na noite desta quarta-feira (8), por volta das 18h30. O crime ocorreu na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na rua Afonso Pena, bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul de Manaus.
De acordo com a 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), o vigilante estava na frente do prédio, quando percebeu a aproximação de um suspeito e, ao tentar reagir à ação do criminoso foi atingido com um tiro nas costas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local para prestar socorro ao vigilante, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
A polícia informou que os criminosos tinham a intenção de roubar a arma do vigilante. José era funcionário da empresa Global Service, que presta serviço para a instituição.
Após o crime, os criminosos fugiram sem levar nada em um veículo, modelo Prisma, cor preta, placa não divulgada. O crime é investigado pela Polícia Civil (PC).