Terceira Oficina de Atualização sobre o Sistema de Informação de Câncer


A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) promove nesta terça e quarta-feira (16 e 17) a terceira Oficina de Atualização sobre o Sistema de Informação de Câncer (Siscan), que está em fase de implantação no Amazonas. A atividade acontecerá no auditório da Fundação Alfredo da Matta (no bairro da Cachoeirinha) e, desta vez, será voltado para o treinamento de aproximadamente 50 gestores e técnicos de 17 municípios do interior do Estado.“Com esta terceira oficina está sendo concluída a etapa das capacitações para uso do Siscan, um processo que alcançou aproximadamente 500 pessoas – entre secretários municipais de saúde, coordenadores da Atenção Básica e digitadores – nos 62 municípios do Amazonas”, informa a coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, Marília Muniz.

 
Instituído por meio da Portaria 3394, do Ministério da Saúde, o Siscan permitirá o monitoramento das ações relacionadas à detecção precoce, à confirmação diagnóstica e ao início do tratamento de neoplasias malignas.

Também possibilitará o rastreamento e acompanhamento de mulheres que apresentarem lesões após os exames preventivos de rotina.

O sistema deverá ser implantado em estabelecimentos públicos ou privados que atuam de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS), a exemplo dos laboratórios de citopatologia e anatomia patológica, bem como, em unidades móveis de radiologia com serviço de mamografia e unidades que realizam o tratamento no câncer.

Marília Muniz explica que o Siscan tem a vantagem de consolidar as informações hoje disponíveis separadamente nos Sistemas de Câncer de Mama (Sismama) e de Câncer de Colo Uterino (Siscolo), ambos do MS, agregando dados relacionados aos demais tipos de câncer. Outra vantagem da ferramenta é que ela disponibilizará relatórios gerenciais para auxiliar na organização da rede, com cálculo de cobertura, tempo de investigação diagnóstica, entre outros detalhes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui