Terceiro Ciclo repaginado ou campanha eleitoral disfarçada?

Amazonino Mendes em Boa Vista do Ramos entregando títulos seculares donos de terras - foto: divulgação

O governador Amazonino Mendes (PDT) já havia anunciado o retorno do fracassado “Terceiro Ciclo”, programa implementado no seu governo de 1995 a 1998, que foi mal executado, mal sucedido e sem resultado nenhum para a produção rural do interior do Estado, no seu governo.


 

Mas, o arremedo do finado terceiro ciclo de Amazonino foi anunciado recentemente por meio do secretário de Produção Rural, José Aparecido dos Santos, num evento em Presidemte Figueiredo, na semana passada, no qual o Sistema Sepror informou que vai convocar todos os prefeitos do Amazonas para receberem equipamentos agrícolas, para implementar a produção rural em seus municípios.

Amazonino Mendes em Boa Vista do Ramos entregando títulos seculares donos de terras – foto: divulgação

O investimento é de R$ 85 milhões em equipamentos agrícolas e, apresentou uma lista composta de grupos geradores, casas de Farinha, mini tratores, motores rabetas, caminhão, triciclos agrícolas, arredores, kits de ferramentas, Kit pescador, entre outros, que serão entregues às prefeituras a custo zero, mesmo essas não tendo a agricultura como base da economia do município.

Pirotecnia ao Setor Primário

Em ano de eleição, a entrega de implementos agrícolas não passa de pirotecnia e campanha eleitoral antecipada, porque não resolve em nada o problema da produção rural no Amazonas e nem na estruturação das cadeias produtivas do Estado.

Será mais uma ação eleitoreira? Onde farão a exposição e a entrega dos implementos agrícolas? Em praça Pública? Esse é o questionamento dos agricultores, que acreditam que os implementos devam ser direcionados aos “apadrinhados” dos prefeitos municipais com objetivo de conseguir votos.

Para uma liderança do movimento sindical rural, que não quis se identificar nesse primeiro momento, “antes do investimento no setor primário o governador deveria ouvir as entidades representativas do setor rural para definir as prioridades e pessoas que terão direito aos implementos. Se não chegar aos agricultores familiares, não passará de mais uma enganação do governo”, sentenciou.

A Velha Política 

Demagógico, falacioso, eleitoreiro, conservador e populista, Amazonino não avançou em nada no modo de fazer política, age como se estivesse nos anos 80, com os velhos valores já ultrapassados. Fazendo atos políticos de entregas de equipamentos, acompanhado de uma propaganda paga mal feita, mentirosa e com promessas mirabolantes tentando passar para a população, que tudo está sendo resolvido no curto tempo.

Na verdade, é a  prática da velha política dos anos 80 sendo colocada neste governo tampão.

Cabe ao Ministério Público (MP) e, talvez, quem sabe, aos interesses do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ainda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), acompanhar essas entregas de equipamentos agrícolas para não deixar se realizar campanha eleitoral antecipada.

Artigo anteriorMinistro Marco Aurélio culpa Cármen Lúcia por prisão ilegal de Lula
Próximo artigoInstituto Mamirauá analisa mercado regional de andiroba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui