Terminal de Integração II, em Manaus, passará por obras de reforma e ampliação

Terminal II, na Zona Sul, Manaus/Foto: Alexandre Fonseca
Terminal II, na Zona Sul, Manaus/Foto: Alexandre Fonseca
Terminal II, na Zona Sul, Manaus/Foto: Alexandre Fonseca
Terminal II, na Zona Sul, e Manaus/F
Terminal II, na Zona Sul, e Manaus/Foto: Alexandre Fonseca

Após a entrega dos Terminais de Integração 3 e 4, em março e junho deste ano, respectivamente, será ampliado e reformar o Terminal 2 (T2), situado na Cachoeirinha, zona Sul da cidade, obras que estarão a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que serão aplicadas nas plataformas de passageiros, cobertura, pavimento e iluminação.

Na reforma do terminal constam: a substituição da cobertura que terá novas estruturas metálicas e se estenderá para a área de circulação dos ônibus; a renovação das instalações elétricas; a recuperação do piso com a utilização de revestimento de alta resistência; a instalação de bancos; a reforma dos dois banheiros existentes; e a construção de mais dois.


O projeto de reforma prevê ainda a ampliação da largura da plataforma de embarque/ desembarque do sentido Bairro/Centro em 1,2 metros. De comprimento, o terminal possui 147 metros. Além dos serviços de recuperação do telhado e dos gradis nas áreas externas e internas, de requalificação do pavimento e de melhorias de toda a rede hidráulica e elétrica, a reforma também inclui o recapeamento das vias internas do terminal.

Segundo a Superintendência Municipal Transportes Urbanos (SMTU), o T2 é um dos terminais com maior movimento de passageiros, somando uma média de 50 mil usuários por dia. O terminal integra cerca de 69 linhas de ônibus, totalizando uma média de tráfego de 300 coletivos por dia. Ele está situado em um local onde, estrategicamente, várias linhas se cruzam e a partir dali possibilitam aos usuários opções de deslocamento para todas as outras zonas da cidade.

Para não precisar desativar o Terminal enquanto as obras estiverem em andamento, a SMTU estuda a possibilidade de utilizar uma das vias localizadas na proximidade do T2 como terminal provisório.

Antes mesmos das obras iniciarem, a Prefeitura de Manaus vai realizar uma ação educativa para alertar os usuários e os comerciantes que trabalham no terminal sobre a reforma. Vai também conscientizar sobre a importância da contribuição de cada um na manutenção do espaço limpo e sem depredações. A ação envolve também as secretarias municipais de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) e de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp).

A obra está em fase de conclusão do projeto e, em seguida, entra em processo de licitação. A previsão é que os serviços sejam iniciados ainda este ano. O investimento está orçado em R$ 2.425.606,55.

Artigo anteriorEduardo está “comprando” gato por lebre em troca de votos de Souza
Próximo artigoClássico do cinema amazonense será lançado no ‘Paço da Liberdade’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui