
A amazonense Thássane Abrahim, de 11 anos, conquistou o título da Copa Mundial de Tênis Banana Bowl 2014, na categoria 12 anos feminino, no torneio realizado, no Clube Monte Líbano, em São José do Rio Preto(SP), um dos mais tradicionais torneios infanto-juvenis do mundo, e que conta pontos para o Grupo A da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
o Banana Bowl reuniu tenistas de 31 países, divididos nas categorias 10, 12, 14, 16 e 18 anos, masculino e feminino. Thássane viajou com passagem aérea cedida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL).
Com essa conquista Thássane se consolida no 1° lugar do ranking nacional nos 12 anos feminino. “Estou muito cansada, os dois últimos jogos duraram mais de 3 horas e foram decididos no tie break. Tive usar todos os meus golpes, variar bastante o jogo e correr muito. Fui muito forte na parte mental, consegui virar esses jogos no final sempre atrás no placar. Foi muito emocionante, pois a torcida de São Paulo me apoiou muito e passou muita energia. Dedico esse título a minha família e a minha equipe de treinadores que sempre acreditaram em mim”.
A campeão do Banana Bowl, também, lembrou dos seus patrocinadores. “Quero agradecer ao apoio do governador do Amazonas Omar Aziz e da secretária da SEJEL Alessandra Campêlo, que acreditaram no nosso trabalho e nos deram a oportunidade treinar sem a preocupação de ir ou não para esse torneio”.
Na próxima semana, a amazonense segue para Porto Alegre (RS), onde vai disputar a Copa Internacional Gerdau, com tenistas de mais de 40 países inscritos e que conta pontos para o ranking nacional e mundial.
Judoca Rita de Cásssia na Alemanha
Enquanto isso, outro feito marcante do esporte amazonense com a judoca Rita de Cássia Reis, que continua colecionando glórias no cenário internacional, agora, com a conquistou da medalha de bronze no Circuito Mundial de Judô, disputado na cidade de Bad Blankemburg (Alemanha), no último sábado (22).
Atleta do Cagin Clube, treinada pelo mestre Dejanir Nunes, Ritinha enfrentou fez quatro combates e enfrentou adversárias da Alemanha, Canadá e Holanda. “Foi uma grande experiência e espero continuar crescendo na minha carreira. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado, que através da secretária Alessandra Campêlo e do secretário Anderson Souza tem ajudado os atletas do alto rendimento e de todas as modalidades”, disse a judoca, que também recebe apoio da Prefeitura de Manaus.
Show Do Brasil
As equipes femininas Sub-21 e Sub-18 que estão participando do Circuito Mundial na Alemanha brilharam no Torneio de Thuringia disputado neste sábado, 22 de março, e faturaram 13 medalhas para o Brasil. No torneio juvenil foram três medalhas de ouro: para Amanda Lima (40kg/PE), Gabriela Clemente (48kg/SP) e Ellen Furtado (+70kg/SP). Já no Sub-21, ouro para Tawany Silva (48kg/SP), Jéssica Pereira (52kg/RJ) e Sibilla Faccholli (+78kg/SP); prata para Larissa Farias (44kg/MS), Tamires Crude (57kg/RJ) e Pamella Sousa (78kg/SP); e bronzes para Rita de Cássia Reis (44kg/AM), Nathália Mercadante (48kg/SP), Camila Barreto (57kg/RS) e Camila Nogueira (+78kg/MS).
O evento contou com a participação de 404 judocas, 260 no Sub-18 e 144 no Sub-21, de 10 países (Alemanha, Holanda, Áustria, Bélgica, França, Suíça, Canadá, Polônia, República Tcheca e Brasil). Na contagem geral de medalhas, a Alemanha ficou em primeiro lugar com nove ouros, seguida pelo Brasil com seis e, em seguida, a Holanda com um ouro.
Em 2013, neste mesmo torneio, as judocas brasileiras haviam conseguido 10 medalhas, sendo três de ouro, três de prata e quatro de bronze. Em 2014, foram três medalhas a mais, as três de ouro. Agora, as 40 atletas que competiram no torneio exclusivamente feminino participam do treinamento de campo. O retorno para o Brasil está marcado para o dia 27 de março.
—