
O adolescente Vitor Lucas Barbosa da Silva, de 16 anos, e Janderson Silveira Protázio, de 24 anos, morreram a tiros na noite deste domingo (16), durante um tiroteio no Conjunto Amazonino Mendes, conhecido como ‘Mutirão’, bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus. Além das vítimas fatais, outras oito pessoas ficaram feridas na ação criminosa.
Segundo informações de policiais militares da 27ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), iniciou por volta das 18h, na rua 50, nas proximidades da feira do bairro. Aproximadamente 20 homens encapuzados e fortemente armados, agiram com auxílio de seis veículos: um Gol amarelo, um Voyage vermelho, Siena cinza, uma picape preta e duas motocicletas, de características não reconhecidas.

Durante a ação criminosa, na rua 50, onde Lucas morreu, oito pessoas ficaram feridas. As vítimas, entre elas, dois adolescentes, de 13 e 16 anos, foram levadas para as unidades hospitalares – Pronto-Socorro (PS) Dr. João e Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Platão Araújo.
Conforme os peritos criminais do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Lucas foi morto com dois tiros na cabeça. O adolescente morreu quando saía de um salão de beleza. Já na rua Penetração 4, Janderson foi alvejado com dez tiros, na cabeça, abdômen, braços e pernas. A vítima estava indo buscar o filho na casa da avó materna, quando foi surpreendido pelo grupo armado.
Os corpos das vítimas fatais foram recolhidos pelo Instituto Médico Legal (IML). Para a polícia, o ocorrido foi motivado por disputa de comercialização do tráfico de drogas na área. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).