Festival Literário do Sesi acontece neste final de semana, no Clube do Trabalhador

Marcella Bártholo/Foto: Divulgação

A primeira edição do ‘FLICS – Festival Literário e Cultural do SESI’ será neste final de semana – sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23) –, no Clube do Trabalhador (Alameda Cosme Ferreira, 3295 – Coroado), de 10h às 20h. O evento homenageia um dos maiores escritores brasileiros, o amazonense Milton Hatoum. Serão três dias de atividades, todas gratuitas, numa programação que inclui palestras, oficinas, exposições, talk shows e atrações musicais, com a participação de escritores, artistas plásticos, jornalistas, músicos e demais profissionais que atuam na área cultural, no estado.

No primeiro dia do festival, sexta-feira (21), a programação inicia às 10h, mas a solenidade de abertura do evento será às 18h, com a participação de autoridades e com show da cantora Marcella Bártholo, artista que representou o Amazonas no The Voice Kids Brasil. Marcella também estará presente no último dia do evento, no domingo (23), em um talk show sobre música, às 18h, e numa apresentação de encerramento, logo em seguida.

Marcella Bártholo/Foto: Divulgação

A proposta do ‘FLICS’ é promover a cultura em todas as suas linguagens, estimular o hábito da leitura e da apreciação da arte, facilitar o acesso aos livros, fomentar produções literárias, intelectuais e editoriais e revelar novos artistas. No local, o público terá acesso a livrarias e editoras e a vários espaços que estarão com mostras e exposições.

Um dos espaços especiais do evento é o ‘Fliquinho’, onde as crianças assistirão teatro de fantoches e poderão participar de atividades relacionadas à pintura, aulas de culinária, jogos e brincadeiras. Uma das atrações deste espaço será o lançamento do livro ‘A Vaquinha que queria ser famosa’, primeira incursão na literatura do escritor mirim Mateus Barbosa dos Santos, de apenas 6 anos de idade. Mateus receberá as crianças no sábado (22), às 17h, e no domingo (23), às 16h. Os artistas do Sesi farão uma representação da história que ele conta no livro e a publicação será distribuída gratuitamente.

No palco principal de ‘FLICS’ acontecerão dois talk shows por dia, sempre às 14h e às 18h. Serão os bem-humorados FLICS Shows, tendo como apresentador o jornalista Marcos Sousa, do Sesi. No palco também acontecerão aulões do Enem e bate-papos sobre Gestão de Carreiras e Liderança, programações teatrais, musicais e de dança.

O FLICS também contará com o Espaço Maker, sala exclusiva para programação multimídia, artesanato e outras oficinas; Estações Multiculturais, espaços amplos por toda a área do Sesi, com mostras de fotografia, artes plásticas e artesanatos; Estação das Letras, com mais de 10 livrarias regionais e nacionais e também distribuidoras, editoras e sebos dos mais variados segmentos literários; Sala Multiuso, para oficinas com artesãos, estudantes, músicos, escritores, entre outros; Auditórios, onde ocorrerão palestras com convidados especiais, abordando assuntos como arqueologia, mercado de trabalho, literatura e blogs; Praça FLICS, área para venda e troca de itens diversos, exposições de artesanato e intervenções culturais, como a expressão do Maracatu e dos Bois. Na área de alimentação do Clube do Trabalhador estarão instalados os melhores food-trucks da cidade, além de um palco para apresentações e interações com o público.

O escritor mirim Mateus Santos lança “A Vaquinha que queria ser famosa”/Foto: Divulgação

FLICS SHOW – Programação

Na sexta-feira, às 14h, o FLICS Show será sobre Quadrinhos, com os representantes dos estúdios mais descolados de Manaus – House 137, Ilustrama e 99 Balões, que participarão de uma conversa pra lá de animada com o apresentador Marcos Sousa, que irá propor desafios e interações dos entrevistados com a plateia, valendo prêmios. Neste dia, às 18h, o FLICS Show será sobre Literatura. Os convidados são Tammy Rosas, do Circo Literário; Jan Santos; Leila Plácido; Mario Bentes, da Lendari; e a escritora Flávia Frota.

No sábado (22), às 14h, o FLICS Show será sobre Empoderamento Feminino, com Mary Koifman. Às 18h, será sobre Webjornalismo, reunindo os editores dos principais portais de notícia de Manaus. O bate-papo incluirá assuntos como boataria, veracidade, apuração de reportagem e a situação do jornalismo na capital.

No domingo, às 14h, o FLICS Show coloca em pauta o tema Filmes e Séries, com a participação de 1 Minuto Nerd, Plot Twist, X-Salada e Tammy Rosas. Às 18 horas o papo é sobre Música, com Marcella Bártholo, a artista que representou o Amazonas no The Voice Kids Brasil e que realizou, em junho deste ano, ‘Dream – o musical’, no Teatro Amazonas, com casa lotada, sucesso de público.

MILTON HATOUM

Amazonense, de 65 anos, com ascendência libanesa, o autor de Dois Irmãos é o primeiro homenageado do FLICS. Vencedor quatro vezes do prêmio Jabuti (o mais importante prêmio literário do Brasil) e por diversas vezes premiado no mundo, Hatoum publicou ao longo de sua vida, quatro romances e dezenas de outras obras, como ensaios, artigos, contos e crônicas (também traduzidas a outros idiomas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui