Treino para Maratona Rio Negro Challenge será realizada na Ponta Negra

Foto: Mauro Neto/Sejel

A praia da Ponta Negra será palco de um treino aberto visando a preparação dos atletas para a Maratona Rio Negro Challenge, que acontece em dezembro, no mesmo complexo que fica na Zona Oeste de Manaus. A preparação acontece neste domingo (03), a partir das 7h, e os participantes terão que enfrentar 500m nas águas do Rio Negro. O evento recebe o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).


Para este treino, os atletas podem ultrapassar a raia dos 500m, podendo nadar até a sua condição física. Além disso, toda a orla da Ponta Negra terá sinalizações e boias, respeitando as normas de segurança. O organizador do evento, Pierre Gadelha, explica que os treinos servem para mostrar as condições que o participante encontrará no dia da maratona.

Foto: Mauro Neto/Sejel

“Esse treino é mais para os atletas se adaptarem ao cenário da maratona, principalmente os novatos. Definimos um percurso de 500m, mas o nadador, respeitando sua imposição física, pode ir além disso. É um treino para familiarizar todos os atletas para a tão sonhada prova”, explica Pierre.

Por ser uma das provas mais disputadas da região Norte, Gadelha comenta que muitos atletas ainda estão se inscrevendo e, faltando pouco mais de 2 meses para a prova, os treinos continuarão até o dia da maratona.

“ Até lá, serão cinco treinos na Ponta Negra para estimular os atletas e garantir uma prova de alto nível técnico. Por conta das inscrições ainda estarem abertas, também queremos dar oportunidade de treino para esses atletas”, garante Pierre.

Como é aberto ao público, podem participar atletas de qualquer idade e ambos os sexos. Basta chegar no dia do evento com touca e óculos na tenda que será montada para o evento.

Maratona Rio Negro Challenge

Foto: Mauro Neto/Sejel

Considerada uma das maiores provas de águas abertas da Região Norte, a Maratona Rio Negro Challenge terá a sua segunda etapa no dia 3 de dezembro, na praia da Ponta Negra. A maratona é composta de três provas paralelas: Circuito Curumim, Maratona Aquática de 1,5km e 3km e Travessia Almirante Tamandaré, a prova mais concorrida e que já está com as inscrições esgotadas.

Segundo Pierre, a segunda etapa da maratona já tem mais de 200 atletas inscritos e a expectativa é de mais de 300 atletas.

“Ainda temos dois meses ainda até o Rio Negro Challenge e já foram esgotadas as 70 vagas da Travessia Almirante, nas maratonas já passamos dos 150 atletas, sem falar da Curumim que estão bem adiantadas. Vamos chegar a marca de mais de 300 atletas. Até aqui, 14 estados serão representados por seus nadadores em dezembro”, explica Pierre.

Inscrições

As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.rionegrochallenge.com.br até o dia 27 de novembro ou término das vagas. O valor da inscrição é de R$80 e a previsão de largada será às 7h.  A prova terá largada às 8h e a taxa de inscrição é de R$ 110. As vagas para a Travessia Almirante Tamandaré já foram esgotadas. Dúvidas sobre inscrição, regulamento, documentação e resultados da primeira etapa podem ser obtidas acessando o site do evento.

Sobre as provas

Foto: Mauro Neto/Sejel

O Circuito Curumin é uma prova de 500m para crianças de 8 a 13 anos de idade. Serão três categorias: Mirim (8 e 9 anos), Mirim 1 (10 e 11 anos) e Petiz (12 e 13 anos).

A Maratona Aquática Amazonas é composta de dois percursos, um de 1,5 km e outra de 3 km. Para esta prova, podem competir atletas a partir de 13 anos de idade, divididos em mais de 13 categorias: Infantil (13 e 14 anos), Juvenil(15 e 16 anos), Júnior(17 a 19 anos), Sênior(20 a 24 anos), Master A(25 a 29 anos), Master B (30 a 34 anos), Master C(35 a 39 anos), Master D(40 a 44 anos), Master E(45 a 49 anos), Master F(50 a 54 anos), Master G(55 a 59 anos), Master H(60 a 64 anos) e Master I(65anos e acima.

Já a Travessia Almirante Tamandaré é um percurso com largada na praia do Camaleão e chegada na praia da Ponta Negra, totalizando um percurso de aproximadamente 8,5 km, em linha reta.

Artigo anteriorCabeleireiro é morto a tiros dentro de salão no Vieiralves
Próximo artigoNada do que Temer fizer vai apagar a mala, diz Janaina Paschoal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui