Turistas continuarão sendo atendidos na Clínica instalada na FMTHVD, após a Copa

Clínica manterá atendimento após a Copa/Foto:
Atendimento será mantido após a Copa/Foto:
Atendimento será mantido após a Copa/Foto: Raisa, Daniela, Jamile e Karla
Clínica manterá atendimento após a Copa/Foto:
Clínica manterá atendimento após a Copa/Foto: Raisa, Jamile e Daniela

A clínica do turista, que funciona na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro,  continuará atendendo depois da Copa 2014, serviço que atendeu 34 turistas brasileiros e estrangeiros em uma apenas semana de torneio.

No jogo na Arena da Amazônia Vivaldo Lima entre Portugal e Estados Unidos, os profissionais estavam de plantão para possíveis ocorrências na área de saúde. De acordo com o enfermeiro responsável, Cristiano Viana, médicos e enfermeiros bilíngues fazem o atendimento dos turistas, e a cidade contará com esse serviço após a Copa. “O trabalho continua em um horário diferente deste do Mundial, tanto a parte clínica quanto a laboratorial farão os atendimentos”, afirmou.

Viana disse ainda que os casos que chegam à clínica do turista não são graves, sendo a maioria viroses ou casos de pacientes com quadro clínico com efeito colateral de medicamentos. “Muitos turistas tomam medicamentos em seus países de origem. Nós atendemos um caso de uma criança que tomou um medicamento para malária e teve efeito colateral. Os pais a trouxeram, ela foi atendida e está bem”, afirmou.

Reforço no entorno da Arena – Já a movimentação dos torcedores nos arredores na Arena da Amazônia antes do jogo foi tranquila. Cavalaria, helicópteros e a vistoria realizada pelos policiais militares, além da integração com outros órgãos de segurança como Polícia Federal, auxiliaram na segurança de torcedores e das delegações.

De acordo com o coronel PM Aroldo, que comandou os trabalhos na área da avenida Pedro Teixeira, a segurança na área foi reforçada para garantir a tranquilidade. “Nós temos em cada ponto de vistoria cem policiais para garantir a segurança de todas as pessoas que estão aqui. O procedimento adotado hoje acometerá em outros grandes eventos”, disse.

A maioria dos turistas entrevistados elogiou tanto o esquema de segurança na cidade quanto a hospitalidade do amazonense, entre eles o português Paulo Castro. Ele afirmou que gostou de Manaus e que ele e sua a família voltarão após a Copa. ”O povo brasileiro é sensacional, e Manaus tem uma natureza incrível. O rio Negro é muito bonito e queremos voltar aqui”. Além de portugueses, muitos norte-americanos e brasileiros foram a assistir ao jogo.

CRÉDITO DA FOTO DA CLÍNICA DO VIAJANTE: KARLA VIEIRA/SEMCOM

CRÉDITO DAS FOTOS DE SEGURANÇA: RAISA CASTRO, JAMILE GALVÃO E DANIELA CARDOSO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui