
São Paulo – 19 de janeiro de 2021 – São inúmeros os relatos que a entidade vem recebendo sobre problemas sanitários, entre outros, que aconteceram no Enem 2020, realizado no dia 17 de janeiro. Para reunir todas as denúncias e providenciar medidas judiciais e extrajudiciais foi criado o site Denuncia Enem (http://denunciaenem.com.br/).
No site a UBES abre um canal direto com estudantes do Brasil inteiro para ouvir suas opiniões sobre as medidas de segurança sanitária adotadas pelo INEP para realização do Enem 2020. E ainda pede para quem presenciou, registrou ou foi vítima de algo que considere errado, injusto ou que tenha colocado em risco a sua saúde, preencha o formulário no site para que a entidade possa tomar as providências necessárias para aperfeiçoamento do exame.
O site é simples e de fácil entendimento. O aluno que deseja denunciar só precisa preencher formulário com o máximo de informações que dispuser, inclusive documentos, e que autorize o uso destas informações para que a UBES organize novas medidas a serem tomadas.
A presidente da UBES, Rozana Barroso, afirmou que este foi o Enem da crueldade e despreparo. “O desrespeito com os estudantes ficou claro neste primeiro domingo, 17 de janeiro, do ENEM. Por falta de organização do INEP, muitos de nós foram impedidos de fazer a prova por superlotação nas salas que só comportam 30 alunos. O nosso site é uma maneira de reunir provas desta barbárie e tomar as devidas providências”.