UBS Fluvial é inaugurada com mais de 2 mil atendimentos em Maués

Fotos: Reinaldo Santos/ Asscom Maués

O prefeito de Maués, Junior Leite (Pros), inaugurou nesta quinta-feira, 07 de fevereiro, a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), Silvio Raimundo de Oliveira Leite, que reforçará o atendimento de saúde em mais de 180 comunidades ribeirinhas em todas as regiões do município de Maués. A unidade começou a operar efetivamente nas regiões do rio Urupadi e Parauari.

A inauguração feita pelo prefeito Junior Leite e pelo secretário municipal de Saúde, Franmartony Firmo, contou também com a presença do secretário de Produção Rural, Luiz Canindé, da secretária de Assistência Social, Doriciana Caldas, secretário de Esporte e Lazer, Richardson Leda, e vereadores.

A UBSF vai atender todas as calhas de rios e paranás, levando todos os serviços oferecidos pela Semsa Maués no atendimento básico, como vacinação, consultas médicas, exames laboratoriais, farmácia, ultrassom e atendimento odontológico.

“Este barco vai ficar entre 7 e 10 dias por mês na zona rural do nosso município, levando dignidade e atenção absoluta. O nosso governo vai dispor de equipes para atuar junto ao povo do interior, e isso é uma prova do que estou falando, eu tenho muito orgulho disso”, destacou o prefeito.

Fotos: Reinaldo Santos/ Asscom Maués

Atualmente, o atendimento das comunidades ribeirinhas é feito pelo Agente Comunitário de Saúde – ACS – e os casos mais graves são deslocados para sede do município. Com a entrada da UBSF e a oferta no atendimento, os moradores permanecerão em suas comunidades e a capacidade de atendimento será maior.

“Nós vamos atender mais de 180 comunidades ribeirinhas. Com isso vamos triplicar o atendimento de saúde a toda população ribeirinha. Então, esse é um momento histórico na gestão do prefeito Junior Leite.”, afirmou Franmartony Firmo.

Para a dona de casa, Rosilene Gozanga, esta ação faz toda a diferença na vida de quem mora na Zona Rural. “Só quem mora no interior sabe a dificuldade que é chegar na cidade para realizar um exame. Moramos longe. Já fazia um bom tempo que precisava realizar um exame, mas não tinha condições de sair da comunidade. Ainda bem que os profissionais da UBS vieram até a gente.”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui