
Pesquisa eleitoral, do instituto Direto ao Ponto Pesquisas, o candidato ao Senado, Marco Antônio Chico Preto (Avante), aparece com 10,4% das intenções de votos ao Senado. Não é o suficiente para as pretensões do candidato, mas é uma vantagem se comparado o volume gasto na pré-campanha e o capital eleitoral e financeiro dos seus concorrentes diretos.
Avaliando a sua candidatura, Chico Preto disse que até o momento, tem um telefone, um caro e amigos que acreditam na sua proposta de representar (bem) o Amazonas no Senado e, evidente, ele próprio, que não arreda pé da sua intenção.
Apoio de David
É provável que a declaração de apoio do prefeito David Almeida (Avante), ao candidato ao Senado pelo Avante, seu partido, mude o quadro eleitoral. O prefeito de Manaus é um dos governantes municipais mais bem avaliados do Brasil e seu apoio a um candidato, certamente, se reverterá em votos, crédito e subida na tabela eleitoral.
Na pesquisa divulgada na tarde desta segunda feira (30), pelo instituto Direto ao Ponto Pesquisas, Chico Preto aparece com 10,4%, chegando no terceiro da tabela, Coronel Meneses (Patriota) – ver gráfico:
Capita eleitoral e rejeição
Na avaliação de observadores políticos, Arthur Neto, Coronel Menezes e Omar Aziz ‘desfrutam de alta rejeição’, tem muitas explicações a dar ao eleitor e, até o momento, são candidatos sem apoios consistentes.
Menezes: se diz o candidato do presidente, mas rejeitado pelos apoiadores do presidente e, nem o presidente disse que ele é realmente o seu candidato ao Senado.
Omar Aziz: anda em busca de apoio nas hostes do governo e de prefeitos do interior, onde derramou emendas parlamentares aos montes. Até agora, nenhum deles se alvoroçou em afirmar esse apoio, a não ser nas entrelinhas das notícias institucionais e nos seus perfis, nas redes sociais.
Arthur Neto: está na frente pelo Recall político conseguido quando ainda era prefeito de Manaus, mas as desavenças políticas, desgraças familiares, envolvimento em casos policiais e obras inacabadas, ainda sem explicação, vai dar muito pano pra manga e votos perdidos.
Encosto
Arthur se encostou em Amazonino Mendes por imposição Federativa, daí estar atrapalhando mais que ajudando a candidatura majoritária do Negão. Ou seja, a tendência é desabar nas pesquisas de intenção de votos.
Chico Preto está no páreo!… e, se duvidar, bem posicionado. 15 pontos não é tão difícil de tirar quando não se tem rejeição.
Hoje, segunda feira (30), foram divulgadas duas pesquisa Estimuladas para o Senado/Amazonas, uma pela Real Time Big Data e outra pelo Direto ao Ponto Pesquisas:
Pela Real Time Big Data, Arthur Virgílio (PSDB), aparece com 22% das intenções de votos – esse número já foi bem maior. Omar Aziz (PSD) e Coronel Menezes (PL), empatados com 16% e Luiz Castro (PDT), com 10%, tecnicamente empatado com Chico Preto (Avante), com 7%.
Já o instituo de pesquisa Direto ao Ponto Pesquisas , Arthur Virgílio Neto (PSDB) aparece com 25,3%; Omar Aziz (PSD), com 23%; Coronel Menezes (PL), com 14,7%; Chico Preto com 10,4%, desgarrado de Luiz Castro (Rede) com 5,5% das intenções de votos e em crescimento.