

Meus amigos de luta e de paz, o Brasil está fervendo, a campanha eleitoral movimenta a nação que espera definir um novo condutor dessa locomotiva que desliza lentamente nos trilhos da ordem e progresso.
Estamos na reta final para a eleição em que vamos escolher o futuro Presidente da República, aquele que vai governar o Brasil pelos próximos quatro anos, a pessoa que terá a responsabilidade de conduzir o Brasil de volta ao trilho do crescimento econômico, trazer a inflação para o centro da meta, reduzir as taxas de juros e tantos outros desafios.
Nós da Rede Sustentabilidade caminhamos juntos com a candidatura de Marina Silva, que se apresenta como uma real alternativa a longa polarização entre o PT e o PSDB, os quais, juntos, governam esse Pais há quase 20 anos.
Cada partido, no seu tempo, fez as reformas necessárias para o Brasil sair da rota da incerteza e do atraso em relação aos países em desenvolvimento. Nesse campo de reformas e avanços, não podemos deixar de dar créditos ao ex-presidente Fernando Henrique do PSDB pelos avanços na estabilidade econômica, ancorado que foram no tripé macroeconômico que estabeleceu metas anuais para inflação, taxas flutuantes de cambio e a geração de superávits primários, levando o Brasil a liderar o seleto grupo de países em desenvolvimento. No mandato do ex-presidente Lula o Brasil ganhou com as conquistas sociais, especialmente com os programas de transferência de renda, especialmente o Bolsa Família, avançou com programas como: Fome Zero, Luz para Todos, os quais se transformaram em conquistas para toda uma população que vivia a margem da sociedade.
No entanto, esse mandato atual do PT com a presidente Dilma não continuou, e levou o Brasil a andar para trás em muitos indicadores, esse governo será marcado como aquele que vai entregar o Brasil para seu sucessor em pior condição daquela recebida de seu antecessor. As reformas, tributária e politica, não aconteceram, a inflação voltou e já ultrapassou a meta, o crescimento de 0,7% em 2014 será o pior dos últimos anos e a taxa de juros (Selic) se mantêm no patamar de 11%, uma das três mais altas do planeta.
“Em um mundo convulsionado por uma profunda crise de ordem política, social, econômica, cultural e ambiental, nós, brasileiros socialistas e sustentabilistas, ousamos levantar uma bandeira de esperança. Acreditamos no Brasil e em nossa gente, sentimos que o País se encontra efetivamente diante da possibilidade de mudar de forma significativa seu presente e futuro”.
“Dentro dessa perspectiva, a aliança PSB-REDE possui três objetivos principais que devem respaldar essa candidatura da Marina Silva. O primeiro objetivo é manter as conquistas das últimas décadas e fazê-las avanças, realizando, contudo, uma apreciação crítica do conjunto do processo, de tal forma a potencializar os elementos que dialogam com a autonomia e emancipação populares, levando as demandas sociais legítimas à sua plena realização. O segundo objetivo consiste em democratizar a democracia, atualizando os processos decisórios à nova realidade da era digital, impulsionada pela convivência de múltiplos atores sociais. O terceiro refere-se a construir as bases para um ciclo de desenvolvimento duradouro de desenvolvimento sustentável, com ampla participação de todos os atores na promoção do progresso socialmente justo, ambientalmente sustentável, culturalmente diverso”.
Eduardo Campos em sua fala final antes do trágico acidente que lhe ceifou a vida, disse: “Não vamos desistir do Brasil, é aqui que vamos fazer uma sociedade mais justa, é aqui que vamos criar nossos filhos, é aqui que faremos a revolução na educação com as escolas de tempo integral”, e tudo isso, foi incorporado no sentimento de mudança que agora se materializa com Marina Silva na Presidência da República Federativa do Brasil.
A história de vida de Marina Silva a credencia nessa disputa tão desigual com seus adversários, e mesmo assim, nós estamos animados que podemos vencê-los ao passo que eles estão desesperados com a real possibilidade de perderem.
Marina Silva desperta nosso ânimo com uma famosa frase atribuída a Victor Hugo, que diz assim: “Não existe nada mais poderoso no mundo do que uma ideia, cujo tempo chegou” e esse tempo já chegou, é o tempo da mudança, é tempo da Nova Política no Brasil, é o tempo da Marina Silva do Brasil.(George Dantas)