
O vereador Elias Emanuel, visitou as futuras instalações da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), que após quase oito anos de existência, se transformará na primeira fundação voltada a formar recursos humanos especialistas em gerontologia, na América Latina. A universidade, que hoje trabalha com cursos técnicos e de extensão, passará a desenvolver pesquisas, oferecerá cursos de pós graduação (stricto e lato sensu), além de formar parcerias com outras universidades como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O vereador que se mostrou satisfeito com a obra, se colocou à disposição da Unati. “Eu sempre estive ao lado da Unati e posso afirmar que ela é um patrimônio de todos nós que estamos caminhando para a velhice, ela é um abrigo no sentido da qualidade de vida”, afirmou o parlamentar.
Elias desde o primeiro mandato tem apoiado os idosos, recentemente propôs uma emenda que destaca recursos para a qualificação de servidores públicos em gerontologia, uma das especialidades oferecidas pela instituição.
Hoje, aproximadamente 2,5 mil idosos são atendidos pela instituição que vai aumentar não só o número de vagas, mas também melhorar a qualidade do atendimento a eles. Uma das maiores preocupações da Unati é o desenvolvimento e promoção da velhice com qualidade e para isso a fundação que será inaugurada em julho contará com um centro de pesquisa local. Atualmente a universidade aberta utiliza os laboratórios da universidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul.
Nutricionistas, psicólogos, geriatras, odontologistas, a fundação desenvolverá atividades e cursos de especialização para todas as áreas. O departamento de Odontologia da UEA já firmou uma parceria com a Unati e foi conhecer o espaço onde funcionará a policlínica que atenderá a todos os idosos da futura fundação. Para Marco Fiori, coordenador da policlínica da universidade estadual ações como essa são de extrema importância para o desenvolvimento dos estudantes que sairão da instituição com uma experiência a mais no currículo “o curso de odontologia já tem uma policlínica, vamos trazer os alunos para o prédio da Unati e estender as atividades com aproximadamente 150 alunos por ano participando e desenvolvendo soluções para a nossa população que cada dia envelhece mais” destacou.
Para o doutor Euler Ribeiro, diretor-presidente da Universidade Aberta da Terceira Idade, a fundação é um sonho que está próximo de se realizar, um marco que ficará para todos os brasileiros mas principalmente os amazônidas que tem surpreendido e se destacado da média mundial, no quesito qualidade de vida “a média mundial de vida acima dos 90 hoje é de 1%, nós temos essa porcentagem só no município de Maués. O Amazonas merece sim um centro de pesquisa em idade avançada já que aqui temos os tubérculos, os frutos, as carnes, temos todas as condições para uma vida com saúde e qualidade”.
A fundação será inaugurada pelo governador do Estado e será a primeira universidade da América Latina totalmente voltada a terceira idade, seja por meio de cursos de extensão ou de pós-graduação. A nova fundação terá também em seu corpo docente doutores e pós-doutores na área que aos poucos vem ganhando espaço no mundo da ciência.