Única representante do Brasil, FAS, concorre a prêmio de sustentabilidade na COP28

Foto: Divulgação/FAS

A 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28) começa nesta quinta-feira, 30 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com expectativas de definições relevantes na política e acordos multilaterais no campo ambiental e climático, em meio ao crescimento de desastres socioambientais ao redor do mundo.


A primeira etapa da COP28 será marcada pelo anúncio dos ganhadores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, um dos mais importantes do planeta. A cerimônia de premiação acontece na sexta-feira, dia 1º de dezembro, a partir das 19h30 (horário local) na Al Wasl Plaza, Expo City Dubai. A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) está na seleta lista de 33 finalistas e é a única organização que representa o Brasil nessa edição do prêmio. Instituição com 15 anos de experiência na área socioambiental na Amazônia, a FAS concorre à categoria “Ação Climática”.

“A indicação da FAS como uma das finalistas do Prêmio Internacional Zayed é algo que nos enche de alegria pelo reconhecimento do trabalho sério e profissional desenvolvido pela instituição”, declara Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS. “Eu gostaria de agradecer a todas pessoas colaboradoras da FAS que são, na sua grande maioria, amazônidas que lutam para que tenhamos, de um lado, a melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas e, de outro, a redução do desmatamento e a conservação da natureza”.

A FAS é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda.

A instituição tem como missão contribuir para a conservação do bioma, pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a FAS completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.

Foto: Divulgação/FAS

Sobre o Prêmio Zayed

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade é o prêmio global pioneiro dos Emirados Árabes Unidos para sustentabilidade e humanitarismo, que reconhece e recompensa pequenas e médias empresas, organizações sem fins lucrativos e escolas de ensino médio em todo o mundo que estão oferecendo soluções impactantes, inovadoras e inspiradoras em saúde, alimentação, energia, água e ação climática.

Seis categorias são reconhecidas pelo prêmio: Saúde, Alimentação, Energia, Água, Ação Climática e Escolas de Ensino Médio Globais. Em 2023, mais de 5.000 organizações de todo o mundo participaram da seleção, porém apenas 3.178 inscrições são da categoria “Ação Climática”.

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade tem um processo de avaliação em etapas, começando com a devida diligência realizada em todas as inscrições para garantir que atendam aos critérios de avaliação do Prêmio. Isso identifica as inscrições qualificadas e resulta na seleção de candidatos elegíveis.

Em seguida, as avaliações são realizadas por um Comitê de Seleção composto por painéis específicos de categorias de especialistas internacionais independentes. A partir desta lista de pré-selecionados, são escolhidos os finalistas e encaminhados para o Júri do Prêmio que elege, por unanimidade, os vencedores, nas seis categorias.

Em mais de uma década, por meio de seus 106 vencedores, o Prêmio Zayed impactou positivamente a vida de 384 milhões de pessoas em todo o mundo.

De acordo com a organização, “o prêmio molda a conversa sobre sustentabilidade. Ele continua a fornecer e apoiar plataformas que amplificam a voz de um crescente consenso global sobre as ações necessárias para um futuro sustentável. Esse impulso é fundamental para garantir um futuro melhor e mais sustentável para todos. O Prêmio é um catalisador para esse futuro”.

Artigo anteriorSeminário antecipa novas tecnologias e veículos no Brasil
Próximo artigoMinistério da Pesca enfrenta fila de 217 mil pedidos de registro de pescadores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui