
Tainara da Costa Cruz, jovem indígena e estudante de 19 anos do povo Omagua Kambeba, foi nomeada pela Unicef como ativista do Amazonas. O anúncio foi feito ontem, 20, no Dia Nacional da Consciência Negra e Dia Mundial da Criança.
Além de Tainara, Maria Eduarda Silva, jovem negra de 19 anos, estudante e ativista de Pernambuco e Erick Patrick Felix Soares, jovem negro de 20 anos, ativista do Rio de Janeiro, também foram nomeados.
A nomeação oficial aconteceu durante evento online Influência Negra, Ativismo e Direitos das Crianças e Adolescentes. O evento teve a participação especial do embaixador do UNICEF Lázaro Ramos, além da influencer e atriz, Luana Xavier, e do influencer e empresário, Julio Beltão. Na oportunidade os jovens ativistas vão compartilhar experiências e debater sobre o tema com os convidados.
Em Brasília, os Jovens Ativistas do UNICEF também participaram do evento “O Brasil pela Igualdade Racial”, realizado pelo Governo Federal, no Palácio do Planalto.
“A nomeação dos jovens ativistas do UNICEF afirma nosso compromisso de promover e assegurar a participação de crianças, adolescentes e jovens na tomada de decisões que os afetam, e também nosso reconhecimento sobre a importância do ativismo desses jovens. Eles são fundamentais para ampliar as vozes de meninas e meninos, e representam as mudanças positivas que queremos ver no mundo”, diz o representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil.
Tainara da Costa Cruz, 19 anos, é estudante do 3o ano do ensino médio na Escola Estadual Samsung Amazonas, localizada na Comunidade Três Unidos. Tainara é indígena do povo Omagua Kambeba e faz parte da Rede de Jovens Comunicadores da Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas (Makira E’ta). É ativista climática e esteve junto a delegação de adolescentes e jovens do UNICEF na COP27.