Universidades em Beijing – China 2001 – por Dudu Monteiro de Paula

Fotos Divulgação: Internet

Olá, Salve, Salve!

Ano 2000.

A Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), encontrava-se em situação crítica e sem verba para participar dos JOGOS UNIVERSITÁRIOS MUNDIAIS que seriam realizados na China em Beijing no ano seguinte.

À época, Taner Verçosa era Vice-Presidente da CBDU e com o Presidente César Ferreira de Souza foram até Brasília solicitar ao Ministro ARTHUR NETO, o apoio do Governo Federal. Desta feita, foram prontamente atendidos.

O BRASIL Universitário embarcou com a delegação completa.

Era eu, o Jornalista oficial da Delegação e, como rotina, Jornalista não pode ficar na hospedagem de Atletas e Dirigentes. Assim, fui também credenciado como Membro da Delegação.

Como cheguei na noite da Abertura do Jogos, assisti pela TV, um dos maiores espetáculos do planeta (o vídeo da Abertura estará disponível em breve: no Portal OLÁ! SALVE, SALVE!).

Na Delegação do Brasil para estas UNIVERSIADES, tínhamos nomes que começavam a apresentar forte crescimento no desporto nacional e internacional.

Neste artigo, destacarei os que conseguiram Medalhas e seguiram como Atletas Brasileiros de Sucesso.

O Futebol Feminino Universitário obteve a Medalha de Ouro, conseguindo um feito inédito. Haja vista, nunca o BRASIL havia conseguido destaque internacional na modalidade.

O Futebol Feminino Brasileiro conquistou DESTAQUE e RECONHECIMENTO mundial nestes Jogos. O Técnico era o Professor MARCELO FRIGÉRIO, que recentemente dirigiu uma equipe de futebol em Manaus.

Na sequência, acompanhamos a participação da Ginasta Daiane dos Santos, que conquistou a medalha de Prata no Solo do evento. Conquistou em solo Chinês, sua primeira medalha de destaque em nível mundial e em Beijing e ao som de “Brasileirinho”, com uma performance quase perfeita, disparou rumo ao sucesso mundial.

Tornou-se Medalhista Olímpica e referência da modalidade, inclusive, emplacando movimentos ginásticos com seu nome.

Fotos Divulgação: Internet

Uma das maiores Estrelas do evento foi Maurren Higa Maggi. Na pista de atletismo ela conquistou o Segundo Lugar nos 100 com Barreiras, em seguida atravessou a pista e conquistou e medalha de Ouro no Salto em Distância.

Esta conquista seria o prenúncio da Medalha Olímpica no Salto em Distância em 2008. Mesma prova e mesmo País, obtendo diversos outros excelentes resultados em outras competições e escrevendo o seu nome na História do Atletismo Mundial.

Na Delegação Brasileira havia outros nomes de destaque, dentre eles: Aurélio Miguel e Rogério Sampaio (Medalhistas Olímpicos no Judô); Fabíola Molina da Natação e dos Saltos Ornamentais. Além de muitos Atletas de modalidades coletivas que fizeram História no desporto nacional no Voleibol, Basquete, dentre outros.

O JOGOS UNIVERSITÁRIOS MUNDIAIS de 2001, em Beijing, na China, contou com a participação de 165 países e a Tocha Olímpica foi acesa pelo Atleta Chinês TIAN CHIAN.

Por hoje é só! Semana que vem tem mais! Fuuuiiiiii!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui