
A Associação Vaga Lume foi eleita pela terceira vez, sendo duas consecutivas, a Melhor ONG de Educação do Brasil pelo Prêmio Melhores ONGs do Instituto Doar. Os destaques de 2023 foram anunciados na última quinta-feira (7/12), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
As 100 melhores ONGs do ano, lista anunciada pela organização, estiveram presentes para receber os troféus – é a sexta vez que a Vaga Lume figura entre as 100 melhores organizações do país. A cerimônia completa pode ser assistida no Youtube do Futura. Saiba mais sobre os planos de expansão da ONG para 2024 e como fazer doações aqui.

Sobre a Vaga Lume
Criada há 22 anos, a Vaga Lume está presente em 22 municípios da Amazônia Legal, com 163 mil livros doados, 95 bibliotecas comunitárias e 5 mil mediadores de leitura formados.
O trabalho da organização já impactou a vida de 109 mil crianças e jovens. O seu propósito é empoderar crianças e jovens de comunidades rurais da Amazônia por meio da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias, promovendo intercâmbios culturais com a leitura, a escrita e a oralidade para ajudar a formar pessoas mais engajadas na transformação de suas realidades.
A Vaga Lume foi eleita a melhor ONG de Educação do Brasil pelo Instituto Doar pela terceira vez (2010, 2022 e 2023) e vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura por duas vezes.
Foi também contemplada pelo novo prêmio United Earth Amazônia, na categoria ESG, da sigla em inglês Environmental, Social, and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança). Conheça o mini documentário Vaga Lume no YouTube e acesse o site da associação.

Sobre o Prêmio Melhores ONGs
O Prêmio Melhores ONGs é realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e é um dos eventos mais esperados do ano pelo terceiro setor. Desde 2017, reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes e para o fortalecimento do setor social como um todo.