Veja os alimentos que contribuem para o bom funcionamento do fígado

Confira o que não pode faltar na dieta para garantir a boa saúde do fígado - Foto: Divulgação

O fígado é o maior órgão maciço e a maior glândula do corpo, características que destacam a sua importância para o organismo. Sua atuação está diretamente ligada a várias funções diferentes do corpo, desempenhando um papel duplo de glândula exócrina, liberando secreções em um sistema de canais que se abrem em uma superfície externa, e de glândula endócrina, liberando substâncias no sangue e nos vasos linfáticos.

Entre suas principais funções está a regulação do metabolismo de vários nutrientes, síntese de proteínas, como a albumina, e outras moléculas, armazenamento de substâncias, além de outras coisas. Por outro lado, seu mau funcionamento pode acarretar desconfortos variados, como dores na região superior da barriga, cansaço frequente, enjoo, pele com aparência amarelada e urina com cheiro forte, podendo evoluir para um quadro mais grave. Assim, é muito importante garantir o bom funcionamento do fígado, e uma alimentação adequada pode ajudar.

Oleaginosas

Castanhas, nozes, amêndoas e outras sementes que fazem parte deste grupo de alimentos são essenciais para o bom funcionamento do fígado, com vitaminas que podem ajudar a proteger contra o acúmulo de gordura no fígado. Entre os principais ingredientes encontrados nas oleaginosas está o ômega 3, vitaminas B1, zinco, entre outras – todas muito positivas não só para o fígado, mas para o restante do organismo, funções cerebrais e para elevar os níveis do colesterol bom (HDL).

Folhas verdes

Folhas verdes como espinafre, rúcula, agrião, couve e outras são poderosos antioxidantes, colaborando para reduzir a quantidade de radicais livres, evitando ligações tóxicas que podem surgir no organismo e contribuindo para que o fígado trabalhe melhor. As folhas verdes, em geral, também são fontes de vitaminas A, C e K, potássio e ferro, entre outras.

Frutas vermelhas e frutas cítricas

Esta lista engloba uma boa opção de frutas, como morango, framboesa, cereja, laranja e limão, permitindo que qualquer um consiga aproveitar os benefícios deste grupo. Incluir essas frutas na alimentação é uma boa maneira de combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado. Outras frutas com uma boa quantidade de fibras, como a maçã, também são benéficas, já que colaboram para o menor acúmulo de gordura no fígado.

Carnes magras e peixes

Consumir o frango sem pele é uma forma de garantir um bom nível de proteína no organismo e essencial para manter a reparação dos tecidos, músculos e permitir o bom funcionamento do órgãos, incluindo o fígado. Peixes ricos em ômega 3, como o salmão, também devem estar na dieta, já que essa gordura é considerada boa por ajudar na proteção do fígado. Para quem gosta de uma dieta deste tipo, é possível procurar outras referências na culinária mediterrânea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui