Vereador quer mais atenção à Fisioterapia Geriátrica, em Manaus

A Fisioterapia Geriátrica na FDT/Foto:
A Fisioterapia Geriátrica na FDT/Foto:
A Fisioterapia Geriátrica na FDT

A importância de criar centros de fisioterapia nas principais zonas de Manaus, foi assunto abordado pelo vereador Fabrício Lima (SDD), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), pois, segundo ele, atualmente, não existe nenhum hospital público na cidade voltado somente ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas.

“Para muitos, as sessões de fisioterapia resumem-se a ajudar na recuperação de atletas ou a exercícios para aliviar dores na coluna. Entretanto, esta é uma área da saúde de fundamental importância não só para resolver problemas ortopédicos, mas, também, no tratamento de pacientes que sofreram algum tipo de trauma, que tiveram os movimentos comprometidos por acidente vascular cerebral, para os que apresentam distúrbios respiratórios crônicos ou para os idosos a fim de garantir uma melhor qualidade de vida. Por isso, é mais que necessário propor que nossa Cidade possa ter centros de fisioterapia em quatro zonas principais, para atender de forma satisfatória a população, garantindo a prevenção e o tratamento necessário”, destacou Lima.

Ainda, segundo Fabrício, é necessário dar atenção especial à Fisioterapia Geriátrica, uma vez que 85% da população têm mais de 65 anos. A fisioterapia voltada à terceira idade busca a prevenção e a manutenção das funcionalidades do idoso, aproximando-o da superação das suas limitações acometidas pela idade.

“De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 5,85% da população tem mais de 65 anos, número que deve aumentar em 15 vezes até 2025. Em decorrência desta longevidade, a procura e necessidade por profissionais de fisioterapia está em plena ascensão. Com o envelhecimento, surgem as alterações fisiológicas e patológicas  e a fisioterapia irá trabalhar três áreas: a preventiva, a terapêutica e reabilitação. O objetivo é trazer ainda mais independências para atividades diárias, desde subir escada a pentear cabelos”, afirmou o parlamentar, que vai apresentar nos próximos dias ao prefeito de Manaus, um plano sobre as construções dos centros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui