A vereadora Rosi Matos (PT) e líderes comunitários em reunião com o Secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Sérgio Fontes, na última quinta-feira (21), apresentaram algumas demandas quanto a falta de segurança pública nas comunidades rurais Pau-Rosa (Tarumã Mirim/BR-174) e São Sebastião (Tarumãzinho).
Os presidentes das respectivas Associações Comunitárias participaram com detalhes os casos de criminalidade que vem aterrorizando os rurais. De acordo com os representantes do Pau-Rosa e de São Sebastião, as crianças e idosos que residem nas comunidades são os mais temidos aos casos de violência. Para eles, é grande a necessidade de um serviço de policiamento rigoroso para suprir o número populoso que hoje abriga cada comunidade. No Pau-Rosa, por exemplo, tem aumentado os casos de violência, incluindo homicídios.
Nesse sentido, a vereadora Rosi Matos solicitou por meio da Indicação nº 0218/2015, a instalação de um posto policial no Ramal do Pau Rosa e encaminhou dois requerimentos pedindo a intensificação do Ronda no Bairro, e outro posto para a comunidade rural de São Sebastião através da Indicação nº 0692/2014.
“Os moradores rurais convivem diariamente com a sensação de insegurança. Eles pediram apoio porque não suportam mais a situação. Estive no sábado na comunidade Boa Vida (Ramal do Pau Rosa) e conversando com os moradores, percebi que todos falam a mesma língua. Dentre as demandas, a falta de segurança é o que mais preocupa quem reside na localidade. Os postos policias potencializariam a fiscalização a partir de rondas periódicas garantindo assistência a população”, explicou a vereadora.
Segundo o Secretário, a SSP tem projetos relevantes para a segurança pública de Manaus. Um desses é ampliação do sistema de monitoramento feito através de câmaras espalhadas em vários pontos da cidade. Atualmente, estão instaladas 232 câmeras, no entanto ainda é um número reduzido havendo a necessidade de um total de mil unidades desses aparelhos eletrônicos. Ele observou ainda que as câmeras de segurança só podem ser alojadas onde há fibra óptica. Logo, verificará a possibilidade de colocar o equipamento na entrada do ramal do Pau-Rosa. Quanto ao posto policial o mesmo disse que ainda não será possível, mas reforçará o policiamento ativando o Ronda no Bairro.
Para a comunidade de São Sebastião, há possibilidade de dar suporte aos dois policiais que ali trabalham disponibilizando mais uma viatura de modo que possa atender também a área rural Nossa Senhora de Fátima, tendo em vista o curto percurso entre ambas. Da mesma forma, por enquanto a secretaria não tem como atender ao pedido para instalação de um posto policial.