

Na última quinta-feira (16), a vereadora Pastora Luciana (PP), acompanhada da ex-deputada Federal Rebecca Garcia (PP), visitaram a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), com o objetivo de de acompanhar a situação do câncer de mama e do colo de útero no Amazonas, assim como, buscar números e dados para trabalhar em um projeto de informação à população.
“Temos que avançar muito ainda. Diferente do resto do País e do mundo onde a incidência de câncer de mama é bem maior que o de útero, o câncer de colo de útero é disparado o primeiro lugar no Amazonas, câncer esse que tem como fazer prevenção. A vacina foi um avanço, mas esse resultado é pra futuras gerações, precisamos cuidar desse grupo que não está sendo favorecido pela vacina e que contribui para o aumento dos vergonhosos índices do Amazonas”, destacou a ex-deputada.
A vereadora Pastora Luciana explicou que a visita, também, teve um caráter de fiscalização da aplicabilidade da Lei (12802/13), também, conhecida como “Lei da mama”.
“Nossa visita no Fcecon, também, tem um caráter fiscalizatório relacionado ao cumprimento da Lei da mama. Lei essa, de autoria da ex-deputada Rebeca Garcia, que determina a reconstrução da mama na mesma cirurgia em que for realizada a retirada por causa de câncer. Estamos atentas e na luta pelos direitos das mulheres”, finalizou Pastora Luciana.
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer apontam para o surgimento de 57 mil novos casos de câncer de mama em 2014, sendo que desse total 13 mil mulheres poderão morrer.