


O vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira, participou na manhã de hoje, sexta-feira (09), representando o governador José Melo, da solenidade de posse dos 16 novos juízes aprovados no ano passado, no concurso de Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), na sede TJ-AM.
Entre as comarcas que vão receber os juízes estão Coari, Eirunepé, Jutaí, Maraã, Lábrea, Manicoré, Parintins, Apuí, Santa Izabel do Rio Negro, Tabatinga, Tefé, Fonte Boa, Benjamim Constant e Uairini. Segundo o vice-governador Henrique Oliveira, os novos magistrados devem suprir a demanda existente na área da justiça no interior do Amazonas.
“O nosso Estado possui dimensões continentais e sabemos que há muitas pessoas que precisam de justiça, apesar dos esforços que o Governo do Amazonas e o Tribunal de Justiça têm se empenhado para diminuir essas distâncias. Mas a missão do Governo do Estado é essa de estar ao lado do poder judiciário para que essas distâncias sejam diminuídas e as famílias amazonenses sejam beneficiadas. E foi uma honra poder recepcionar esses 16 novos juízes porque, a partir de agora, eles têm a missão de levar a justiça para quem tem sede de justiça”, pontuou.
A presidente do TJ-AM, desembargadora Graça Figueiredo, comentou que está sendo feito um trabalho para suprir o déficit de juízes nas comarcas do Estado. “Para a população dos municípios que estão há muito tempo sem justiça, esses novos juízes trazem valorização para a cidadania deles. Mas diante disso, estou fazendo um trabalho de levantamento para outros concursos porque é necessário uma verba para se promover o concurso para depois nomear os concursados. E assim que eu estiver essa situação definida, já vou fazer um processo para o concurso de Juiz. Mas já está em andamento o concurso para estagiário em todo o interior do Estado e para cargos de nível médio e fundamental”, explicou.
Empossados – Dos 1.262 inscritos no concurso em 2014, foram aprovados 220 para a segunda etapa. Desse total, 35 candidatos passaram para a terceira fase, que, ao final do processo, resultou na aprovação de 16 candidatos. Tomaram posse: Alan Fernandes Minori; Igor de Carvalho Leal Campagnolli; James Oliveira dos Santos; Ian Andrezzo Dutra; Túlio de Oliveira Dorinho; Roseane do Vale Cavalcante; Priscila Pinheiro Pereira; Bruno Rafael Orsi; Diego Daniel dal Bosco; Rivaldo Matos Norões Filho; Diego Brum Legaspe Barbosa; Rafael Almeida Cró Britto; Rafael Rodrigo da Silva Raposo; Danielle Monteiro Fernandes Augusto e Scarlet Braga Barbosa.
A nova juíza Priscila Pinheiro, 30, vai atuar no município de Maraã (a 615 quilômetros de Manaus) e disse que a dedicação na carreira é sua prioridade. “É uma felicidade muito grande porque foi um processo difícil. Mas a partir de agora pretendo me dedicar a minha carreira para ver a satisfação das pessoas com bom funcionamento da justiça”.