Voo de balão em Manaus marca celebrações dos 80 anos do Basa

Ações em comemoração aos 80 anos do Banco da Amazônia - Foto: Divulgação

Um balão de ar quente de 27 metros vai marcar as comemorações dos 80 anos do Banco da Amazônia (Basa), em Manaus, no Amazonas, na próxima quinta-feira, 23, a partir das 17 horas, no Largo São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas.


A ação de balão foi escolhida para representar a presença do Banco na região. Cada unidade do Banco é simbolizada por balões de gás que flutuam sobre cidades, florestas e empreendimentos amazônicos, o clima é de festa e de celebração.

O superintendente regional Esmar Prado, explica que o balão vai funcionar na modalidade Voo Cativo, onde ele se desloca verticalmente, preso ao solo por cordas, atingindo a altura máxima de 40 metros, levando dois passageiros, juntamente com o balonista, em cada viagem. “Além da ação balão, faremos a entrega de 80 mil sementes de árvores nativas da região Amazônica e entregaremos para os clientes”, informou.

As sementes são usadas para marcar o foco que o Banco tem hoje em uma Agenda Ambiental, Social e de Governança (ASG) com maior robustez. “O Banco não atua apenas ofertando crédito e desenvolvendo a Amazônia no aspecto econômico, a Instituição também amplia sua responsabilidade socioambiental, através de programas corporativos, políticas socioambientais, de patrocínios, ações de voluntariado”, explicou o presidente do Basa, Valdecir Tose.

Os eventos já foram realizados nos estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará, Amapá. O encerramento será no estado de Roraima.

80 anos do Basa

O Banco da Amazônia (Basa) é a maior instituição financeira de desenvolvimento da região amazônica que completa 80 anos de existência no dia 9 de julho de 2022. O Basa é o maior agente financeiro do governo federal na região Amazônica para promoção do desenvolvimento regional.

Em constantes mudanças desde o seu nascimento, que foi fruto de um acordo entre o Brasil e os Estados Unidos, em 1942, para promover a paz e a liberdade no mundo. A instituição foi criada como Banco de Crédito da Borracha para apoiar os países aliados durante a Segunda Guerra Mundial contra os nazistas. Assim, o Banco traz em seu foco a preservação da paz e da liberdade de empreender e de crescer.

Para 2022, temos a previsão de transformar mais 10 Agências para o novo modelo BASA Negócios e abrir 4 novas Unidades – Breves (PA), Lagoa da Confusão (TO), Machadinho D’Oeste (RO) e Rorainópolis (RR). Com este novo modelo poderemos expandir de forma consistente e aumentar nossa capilaridade fortalecendo a presença do Banco na região, informou o presidente do Basa, Valdecir Tose.

A instituição atinge seus 80 anos, sendo o responsável por 64% do crédito de fomento da região amazônica, operando com outras fontes de recursos, além do FNO, como Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), Orçamento Geral da União (OGU), BNDES e Fundo da Marinha Mercante (FMM).

Com esses recursos, a Instituição oferece grande gama de produtos voltados para a sustentabilidade e avanços tecnológicos significativos, ofertando meios digitais aos clientes para dar maior agilidade e comodidade como o Internet Banking, o Mobile Banking, o BASA Digital, uma solução composta por aplicativo e portal web que facilita às linhas de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e fornece aos agentes de crédito credenciados um ambiente integrado.

Parceria com startups, captação de novos fundings para além do FNO e análise de crédito automatizada. “O interessado no crédito esperava meses para receber uma resposta que agora leva segundos”, revela Valdecir Tose.

Artigo anteriorTCE-AM empossa nova procuradora-geral do MPC nesta terça-feira (21)
Próximo artigoÁguas de Manaus abre 50 vagas para estudantes da rede pública participarem de capacitação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui