

A retomada das negociações para a viabilidade, em breve, do canal aberto em sistema digital para a TV Câmara, foi um dos assuntos tratados pelo presidente eleito da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para o biênio 2015-2016, vereador Wilker Barreto (PHS), com a diretora-presidente da Televisão e Rádio Cultura do Amazonas, jornalista Wânia Lopes.
Durante visita de cortesia realizada, Wilker Barreto, que estave acompanhado do corregedor eleito, Dr. Alonso Oliveira (PTC), deixou clara a sua intenção de continuar a parceria com a TV Cultura, no sentido de viabilizar esse projeto e expandir a cobertura dos trabalhos da TV Câmara na capital e interior do Estado. A iniciativa está sendo viabilizada por meio de um convênio junto ao Senado Federal, que possibilitará a integração à Rede Legislativa de TV Digital.
Nesse projeto, a TV Cultura é parceira, como destacou o presidente eleito. Wilker Barreto tem a convicção de que a TV Câmara em canal aberto será uma ferramenta em potencial para ajudar na divulgação das leis municipais criadas e o seu cumprimento. “Não é novidade para ninguém que as leis não são cumpridas”, diz ele, citando a Lei das Filas e do Estacionamento Fracionado. “São leis boas, importantes para a cidade e que precisam ser cumpridas. São leis do dia a dia que precisam ser respeitadas”, disse ele, ao afirmar que leis não cumpridas enfraquecem o parlamento. “E perdemos 50% de nossa capacidade fim”, completou.
Wânia Lopes, por sua vez, colocou a TV e Rádio Cultura à disposição da Câmara e anunciou que para 2015 existem boas perspectivas de crescimento da abrangência do canal digital para mais dez municípios amazonenses, ampliando em 80% a sua abrangência no Estado. Hoje, além da capital, o sinal da TV Cultura chega aos municípios próximos de Manaus.
Segundo a diretora-presidente da emissora, existe a possibilidade de um financiamento com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no valor de R$ 18 milhões para os investimentos. “Vamos poder expandir e levar juntos os parceiros de hoje. A população precisa tomar conhecimento da importância do parlamento e participar da vida política do seu Estado”, garantiu.
Rede Amazônica

Wilkee Barreto, fez, também, uma visita de cordialidade ao presidente da Rede Amazônica de Televisão, jornalista Phelippe Daou, acompanhado de integrantes da nova mesa diretora eleita para o biênio 2015-2016, quando destacou sua disposição de usar mecanismos para estreitar a parceria com os órgãos da mídia para a continuidade da divulgação dos trabalhos legislativos na sua gestão.
De Phelippe Daou o presidente eleito recebeu a garantia de apoio e sucesso nessa nova missão. “Desejo sucesso, pois a responsabilidade do dever a ser cumprido é grande, pelo bem do coletivo”, disse o jornalista para os novos integrantes da Mesa Diretora da Câmara, entre eles, os vereadores Felipe Souza (PTN), 2º vice-presidente; Francisco da Jornada (PDT), 3º secretário; Dr. Alonso Oliveira (PTC), corregedor; e o líder do prefeito na Câmara nessa nova gestão, vereador Elias Emanuel (PSB).
Elias Emanuel, que fez a apresentação dos novos integrantes da Mesa Diretora da CMM, ressaltou que entre as missões dessa nova gestão estão à conclusão dos trabalhos as revisões da Lei Orgânica do Município de Manaus e do Regimento Interno da Casa.
EM TEMPO

A agenda de visitas, foi concluída com visita à redação do Grupo Em Tempo, aonde foram recebidos pelo diretor-executivo, João Bosco Araújo. Participaram do encontro além de Wilker Barreto, o vice-presidente eleito da CMM, vereador Hiram Nicolau (PSD) e o 2 vice-presidente, vereador Felipe Souza (PTN).
Na conversa com os parlamentares, João Bosco destacou que a Câmara Municipal é o parlamento mais próximo da sociedade e desejou êxito à nova mesa diretora. O presidente Wilker reiterou o pedido de apoio do grupo Em Tempo na questão da implementação das leis municipais e agradeceu a relação harmoniosa dos veículos que compõem o Grupo na divulgação das ações do parlamento municipal.