Wilton Santos pode estar preparando sua volta à prefeitura de Novo Airão

Ex-prefeito de Novo Airão, Wilton Santos, pode estar preparando sua volta à prefeitura em 2020 - foto: Correio

Na segunda entrevista sobre a atual administração no município de Novo Airão, o ex-prefeito Wilton Pereira dos Santos (PSDB), fala sobre a legitimidade dos apoios dos vereadores ao atual prefeito Frederico Júnior (MDB), o fim do dinheiro das emendas parlamentares, a falta de iniciativas na administração e uma provável volta ao cenário político do município.


Wilton diz que não é contra o apoio dos seus ex-aliados ao atual prefeito. De acordo com ele, o apoio da Câmara é importante, mas tem que ser um apoio legítimo capaz de trazer algum ‘dinheiro novo’ para os projetos de interesse social do município. “Até agora não trouxeram nenhum”, confirma.

Hoje só tem três vereadores de oposição, o vereador professor Rosivaldo Souza dos Santos (Maçarico – Rede), o vereador Roserberg Branco (PP) e o vereador Braule de Andrade (DEM). “Eu gostaria que não tivesse nenhum, que todos estivessem na base do prefeito Frederico Júnior, para ajudar o município”, poderá.

Para Wilton, os três vereadores estão fazendo o seu trabalho, assim como a vereadora Nerita de Castro (DEM), que também é presidente da Câmara Municipal de Novo Airão. Antes, era apoio amplo e irrestrito ao ex-prefeito Wilton Santos.

Agora, a vereadora Nerita apoia o prefeito Frederico Júnior, mas como o próprio Wilton diz: ‘rei morto, rei posto’, o cargo requer essas variações. “À medida que se deixa o cargo, as forças se unem em prol do município”, explica Wilton. Ou seja, se unem ao administrador da vez.

Se ele tem alguma gerência nesse processo oposicionista. Garantiu que não, que nunca foi consultado e que está de acordo que o vereador deva estar do lado do prefeito. Sobre que tipo de oposição ele está fazendo nesse momento político de pré-campanha para as eleições de 2020, garantiu que nenhuma. “Estou a seis meses sem ir ao município, só torcendo para dar certo”, garantiu.

Ex-prefeito de Novo Airão, Wilton Santos, pode estar preparando sua volta à prefeitura em 2020 – foto: Correio

Ligação do vereador Berg

Nesse momento da entrevista o vereador Berg ligou para o celular de Wilton Santos. Sobre a ligação do Berg, ele disse que o vereador sempre o consulta, pede opinião, mas que tem evitado falar com ele, porque acha que o prefeito tem que ter tranquilidade para trabalhar.

Ao mesmo tempo questiona: ‘nunca se viu tanta compra de votos, tanta corrupção em eleição, provas concretas feitas pela polícia e parabeniza a sabedoria do Ministério Público em não interferir para não atrapalhar o município nessa gestão de Frederico Júnior’.

“Eu não entrei com ação, ninguém entrou, o MP tinha obrigação de entrar, mas entendeu que poderia atrapalhar a gestão. Por conta disso, Frederico está com a gestão muito tranquila, mas não pode deixar a coisa solta, cabe fiscalização, tem que saber se o INSS está sendo recolhido, se o dinheiro da saúde está sendo aplicado em saúde, saber quanto custa essas festas intermináveis”, questiona.

Para o ex-prefeito, Frederico não tem nenhum projeto, nenhuma emenda em andamento. Sobre impeachment, disse que não viu nenhuma placa de obras com valores da obra, nem disse quanto custaram as festas. Também não viu o Portal da Transparência ser alimentado.

Sobre os acordos políticos, também não quis se manifestar, só se disse intrigado com o deslocamento da secretaria de Saúde para outro prédio, quando ela (a Secretaria) estava muito bem ‘agasalhada’ no prédio anterior.

Próximas eleições

Wilton Santos pode estar trabalhando a sua volta à prefeitura de Novo Airão em uma provável disputa nas eleições de 2020, apesar de ter sido impedido pela justiça no dia 18 de junho de 2018, por força de liminar. Apesar disso, ele não está com seus direitos políticos suspensos, o que credencia a candidatura já no próximo pleito. Questionado sobre o assunto, disse que pode ser candidato sim, mas também vai apoiar se tiver outro nome melhor que o dele.

Wilton disse que está quieto para não emitir opinião e não quer dar palpite por enquanto, mas que está vigilante na administração do prefeito Frederico Júnior.

“Novo Airão está vivendo um curto período de festas, o dinheiro das emendas está acabando. É hora de começar a criticar”, finaliza.

Da redação

Artigo anteriorA volta do osso humano que tinha desaparecido com a evolução
Próximo artigoPolícia recupera carreta roubada no Puraquequara

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui