Unimed Manaus promove curso para grávidas e acompanhantes

Foto: Divulgação

A maternidade é um momento de extrema alegria para as mulheres, mas também é uma fase de dúvidas e incertezas, afinal, é uma nova vida que depende de cuidado integral. É comum as futuras mamães sentirem medo e não saberem o que fazer em determinadas situações como dar banho, fazer a limpeza do coto umbilical, amamentar, entre outros. Para orientar as gestantes e seus acompanhantes sobre esses e outros cuidados, a Unimed Manaus promove neste sábado (11) e no próximo dia 18 de novembro, o primeiro curso de orientação à gestante e seus acompanhantes.


A capacitação é organizada pela equipe do programa de saúde preventiva da Unimed Manaus, Viver Bem, e acontece de 8h às 12h, nos dois sábados, no auditório do projeto, localizado ao lado da maternidade da Unimed, no beco Olavo Bilac, número 83, segundo andar, bairro Chapada. As inscrições para o curso, que direcionado aos beneficiários da Unimed Manaus, podem ser feitas pelo telefone 3212-2040. Basta informar o período da gestação e o telefone para contato.

O programa Viver Bem atua na prevenção das doenças e abrange quatro linhas de cuidado iniciais: “Doce Conviver”, voltado para pacientes diabéticos; “UniCoração”, que atende aos hipertensos; “UniFit”, com foco nas pessoas com sobrepeso ou obesas e “Bem Gestar”, que atua na promoção de saúde e prevenção de agravos no período da gravidez e incentivo ao pré-natal.

Foto: Divulgação

No curso, as futuras mamães vão receber orientação sobre a escolha do tipo de parto, importância do pré-natal, da alimentação saudável para a grávida e o bebê e do aleitamento materno, modificações corporais que acontecem durante a gestação e benefícios a que mulher tem direito, incluindo a Lei do Acompanhante. Além disso, as grávidas e seus acompanhantes também aprenderão de forma prática como trocar fralda, fazer limpeza do coto umbilical e dar banho no recém-nascido.

A enfermeira da Unimed Manaus e uma das organizadoras do curso, Joana Feitoza, ressalta que muitas mães chegam à maternidade sem saber o que é preciso levar na mala ou como cuidar do recém-nascido. O curso foi desenvolvido com o objetivo de ajudar as mães sobre os cuidados com a própria saúde e do recém-nascido. Participam como instrutoras a médica clínica geral Karen Vasconcelos, a enfermeira Joana Feitoza, a psicóloga Daniela Gouvêa, a nutricionista Fernanda Cauper e a assistente social Kalleandra Muniqui.

Cuidados com a alimentação – Entre os assuntos que serão abordados durante o curso está a importância da alimentação saudável da gestante. Segundo a nutricionista Fernanda Cauper, a gestação é um período de muitas modificações, inclusive na alimentação, mas isso não significa que é preciso comer por dois. A necessidade nutricional de uma grávida é em média 300 calorias a mais por dia.

Para evitar os enjoos, comuns principalmente no primeiro trimestre da gravidez, a nutricionista recomenda as gestantes a consumirem frutas como laranja e abacaxi, que são ácidos e aliviam a sensação de náusea do estômago. Ela destaca que o mais importante é a gestante alimentar-se adequadamente com frutas e legumes. Ingerir no mínimo dois litros de água por dia também é importante e ajuda na produção de leite.

 

Artigo anteriorGinásio Poliesportivo do Amazonas voltará a se chamar Arena Amadeu Teixeira
Próximo artigoDelegado Fernando Segóvia será o novo diretor da Polícia Federal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui