Ginásio Poliesportivo do Amazonas voltará a se chamar Arena Amadeu Teixeira

Foto: Mauro Neto/Sejel

Após a morte do senhor Amadeu Teixeira, 91 anos, nessa terça-feira (07/11), o Ginásio Poliesportivo do Amazonas, localizado na rua Lóris Cordovil, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, voltará a se chamar Arena Amadeu Teixeira, segundo decreto que deve ser assinado e publicado nos próximos dias pelo Governo do Estado. Em junho deste ano, o Ministério Público Federal expediu recomendação para a retirada de nomes de pessoas vivas em bens públicos do Amazonas, conforme previsto na Lei nº 6.454/77, e por isso o local foi “rebatizado”.


O ex-técnico e fundador do América Futebol Clube faleceu na noite de terça-feira, após ter falência múltipla dos órgãos, dessa forma, não há mais nenhum impedimento para que o ginásio passe a se chamar novamente Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira. “Não há dúvidas de que o senhor Amadeu Teixeira foi uma das pessoas que mais trabalhou pelo esporte amazonense e, neste momento, o mínimo que o Governo do Estado pode fazer é alterar junto ao MPF o nome desse ginásio, que muito em breve deve voltar a ter o nome desse grande defensor do futebol local. É uma homenagem justa e necessária”, disse a titular da Sejel, Janaina Chagas.

Foto: Mauro Neto/Sejel

Ainda na manhã desta quarta-feira (08/11), o setor jurídico da Sejel deu início à elaboração do decreto e pretende encaminhar para que o governador Amazonino Mendes assine e para que seja providenciada a publicação nos próximos dias.

Acidente doméstico – Amadeu Teixeira estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular na zona centro-sul Manaus, desde o dia 10 de setembro. Ele teve o pulmão perfurado por uma das três costelas fraturadas após um acidente doméstico.

Lenda do esporte amazonense, Amadeu Teixeira foi o técnico que mais tempo ficou à frente de uma equipe. Ele comandou o América durante 53 anos. Por conta disso, entrou para a história do futebol mundial ao superar Alex Ferguson, um dos treinadores mais vitoriosos de todos os tempos.

Em 2007, o ginásio poliesportivo mais moderno do Estado, com capacidade para receber 11.800 pessoas, recebeu o nome de Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, uma homenagem ao ex-técnico que dedicou a vida ao futebol local.

Velório – O corpo do ex-técnico Amadeu Teixeira está sendo velado no Ginásio Poliesportivo do Amazonas. O enterro está previsto para acontecer às 16h, desta quarta-feira (08/11), no cemitério São João Batista, zona centro-sul de Manaus.

Artigo anterior‘Educação Continuada’ contribui para impulsionar setor primário
Próximo artigoUnimed Manaus promove curso para grávidas e acompanhantes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui