Vendas do comércio varejista sobem 2% em novembro ante outubro, diz IBGE

Vendas no varejo têm retração em novembro/Foto: Divulgação

As vendas do comércio varejista subiram 2% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, de acordo com informações divulgadas hoje, terça-feira (10), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio melhor que o teto do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 1,00% a alta de 1,40%, com mediana positiva de 0,30%.
Na comparação com novembro de 2015, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram baixa de 3,5% em novembro de 2016. Nesse confronto, as projeções iam de uma retração de 3,40% a 6,80%, com mediana negativa de 5,30%. As vendas do varejo restrito acumulam retração de 6,40% no ano e recuo de 6,50% em 12 meses.


Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 0,60% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio em linha com o teto das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde um recuo de 1,00% a um crescimento de 0,60%, com mediana negativa de 0,10%.

Vendas no varejo têm retração em novembro/Foto: Divulgação

Na comparação com novembro de 2015, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 4,5% em novembro de 2016. Nesse confronto, as projeções variavam de uma retração de 10,90% a 4,60%, com mediana negativa de 5,70%.

Até novembro, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam queda de 8,8% no ano e recuo de 9,1% e 12 meses.

Média móvel

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito subiu 0,3% em novembro, informou o IBGE. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas teve ligeira alta de 0,1% em novembro.

Revisões

O IBGE também revisou o resultado das vendas no varejo em outubro ante setembro, de -0,8% para -0,3%. A taxa de setembro ante agosto saiu de -1,0% para -0,8%. Já o resultado de agosto ante julho passou de -0,8% para -0,7%, e o de julho ante junho saiu de -0,7% para -0,6%.

No varejo ampliado, houve revisão no resultado de outubro ante setembro, que saiu de -0,3% para -0,4%. A taxa de setembro ante agosto passou de 0,0% para 0,1%.(Agência Brasil/Estadão)

Artigo anteriorForça Nacional começa chegar a Manaus para reforçar segurança de presídios
Próximo artigoPartido não pode trocar coerência por cargos na Câmara, diz vice do PT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui