
Deflagrada na manhã de hoje, quinta-feira (27), pela Polícia Militar do Amazonas, a terceira fase da Operação “Fecha Quartel”, em que policiais militares que atuam no serviço de administração das unidades da PMAM dão reforço no policiamento ostensivo em centros comerciais e na rede bancária da cidade.
O Policiamento ostensivo e preventivo é uma determinação do alto comando da PM e visa o combate aos diversos crimes que ocorrem em áreas comerciais de Manaus, como o Centro da cidade, centro comercial do bairro Parque 10, rede bancária do bairro Nossa Senhora das Graças, proximidades dos shopping, e rede de comércio em geral.

O comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) tenente-coronel PM Cláudio Silva explica que o planejamento estratégico do policiamento visa locais onde há maior incidência de crimes como roubos e pequenos furtos e segue a estatística da mancha criminal. Os policiais são orientados a conversar com os comerciantes, ouvir os transeuntes, se aproximar mais da população.
“Queremos nos aproximar mais da comunidade, das pessoas que vão a esses locais fazer suas compras, pagar suas contas em bancos e acima de tudo, poder prestar um aconselhamento sobre a prevenção contra possíveis furtos, como de celulares e bolsas. Poder informá-los do cuidado com objetos pessoais, não levar muito dinheiro em mãos, dessa forma contribui com a Polícia Militar” afirmou o comandante do CPM.
O policiamento Ostensivo da “Operação Fecha Quartel 3”, hoje pela manhã, conseguiu recuperar um celular que havia sido roubado por dois infratores no centro da cidade. O celular foi entregue a proprietária.
Nesta quinta-feira (27) a Operação contou com 50% do efetivo administrativo do Comando Geral e amanhã 100% dos policiais que atuam na administração vão estar nas ruas, fazendo policiamento.
Cosme e Damião – Conforme o tenente-coronel Cláudio Silva, o policiamento nesses locais também conta com as duplas de “Cosme e Damião”, policiamento ostensivo da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), policiais motociclistas do Comando de Policiamento de Área Sul, e da 22ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).