Denunciado por estupro e roubo jovem é preso na Zona Norte de Manaus

José Inácio é preso na Zona Norte, denunciado por estrupo/Foto: PC
José Inácio é preso na Zona Norte, denunciado por estrupo/Foto: PC
José Inácio é preso na Zona Norte, denunciado por estupro/Foto: PC

Policiais Civis da Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA), em ação conjunta com  servidores do 26º Distrito Integrado de Polícia (DIP), coordenados pelo delegados Titulares Linda Gláucia Moraes e Walter Cabral Filho, respectivamente, prenderam na manhã de ontem, terça-feira (27), por volta das 09h30, José Inácio do Nascimento, de 21 anos.

O jovem estava sendo procurado por cometer roubo e estupro ocorridos na tarde de segunda-feira (26), por volta das 13h00, no bairro Santa Etelvina, Zona Norte da cidade. Uma criança de 10 anos e sete adolescentes, com idades entre 12 e 14 anos, foram abordados por José na rua onde estudam e afirmaram que o jovem, utilizando uma arma de fogo e uma faca, teria rendido o grupo. Os oito foram obrigados a ir até um matagal, onde tiveram os celulares, bolsas e materiais escolares roubados pelo infrator.


Em depoimento, as vítimas disseram que José falou que a irmã dele havia sido roubada e que, por isso, ele estava atrás do culpado. Na hora do delito ele ordenou que todos tirassem as roupas e perguntou qual deles era o mais corajoso. O grupo indicou a garota de 12 anos e foi nesse momento que o homem teria comentado que ela aprenderia a ter medo, a estuprando em seguida.

A Titular da DEPCA, Delegada Linda Gláucia Moraes, comentou sobre a ocorrência. “Após a denúncia e pelas características repassadas pelas vítimas nós identificamos José. O jovem está cumprindo pena por roubo no regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). Tentamos fazer essa prisão lá na penitenciária, no entanto o detento não voltou para pernoitar”, comentou.

A equipe de investigação do 26º DIP, juntamente com a guarnição da 26ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom),  conseguiu localizar o suspeito na manhã de hoje, na casa da mãe dele, localizada na rua Matrinxã, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.

“Quando chegamos na residência a mãe dele ainda tentou despistar a nossa equipe para dar fuga ao homem. No entanto, nós  já havíamos cercado o local e no momento em que ele tentava fugir pulando o muro, conseguimos prendê-lo”, declarou o Delegado Titular do 26º DIP, Walter Cabral Filho.

Na DEPCA a menina de 12 anos identificou o homem como sendo o autor do estupro. De acordo com a Delegada Linda Gláucia Moraes, o exame de conjunção carnal realizando no Instituto Médico Legal (IML)  confirmou o crime.

Na tarde de hoje, por volta das 15h00, uma nova vítima compareceu à DEPCA para formalizar denúncia de estupro ocorrida em novembro do ano passado. Segundo a Delegada Linda Gláucia Moraes, a vítima fez o reconhecimento de José como autor do crime e disse que tinha 15 anos em 2013, quando ocorreu o delito.

José foi flagranteado por estupro de vulnerável (Artigo 214 – A do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA ) e roubo (Artigo 157 da Lei 2.848/40). Após os procedimentos na Especializada ele será encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde irá aguardar decisão da Justiça. O recurso de semiaberto que ele cumpria pena anteriormente será revisto pelo Poder Judiciário.

Artigo anteriorParatletas amazonenses conquistam medalhas no Circuito Caixa Econômica de halterofilismo
Próximo artigoPrefeitura não tem dinheiro porque senadores não deixam

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui