Em Cuiabá, David Almeida propõe união entre Estados da Amazônia Legal

Foto: Divulgação

O Governador do Amazonas, David Almeida defendeu a integração entre os estados da Amazônia para seu fortalecimento, durante a 15ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, em Cuiabá (MT).  David Almeida propôs uma Amazônia forte e unida para superar adversidades, e compartilhar experiências para construir uma região que, tenha a importância que merece no cenário nacional.


A conclusão da rodovia BR-319, que liga o Amazonas a Rondônia, foi um dos pontos fortes do discurso em prol da integração de Estados da região com restante do Brasil. “Estamos isolados há 35 anos”, disse o governador, ao pedir união de todos em prol desta causa.

Foto: Divulgação

Outro desafio a ser superado, que exigirá um plano integrado dos estados da Amazônia com o Governo Federal e os países vizinhos, segundo ele, é segurança das fronteiras contra o tráfico de drogas e armas e a biopirataria. Segundo o governador, o Amazonas se transformou no maior corredor de entrada de drogas no Brasil. “É preciso uma intervenção urgente neste sentido”, afirmou.

Para David Almeida, o fórum permite a integração de alternativas desenvolvidas com êxito nos estados amazônicos. No Amazonas, por exemplo, há um grande potencial de riquezas a serem exploradas. O Estado caminha para se tornar um grande produtor de peixe em cativeiro, mas fatores como a logística ainda são um empecilho.

Foto: Divulgação

“Estamos buscando caminhos para viabilizar atividades produtivas no Amazonas. O Estado tem as condições naturais, técnicas e políticas para ser forte economicamente e dar ao povo amazonense a qualidade de vida justa e necessária”, disse.

O governador ressaltou que os recursos naturais da Amazônia precisam ser melhor aproveitados para a garantia do desenvolvimento socioeconômico das comunidades indígenas e ribeirinhas.

“Temos na Amazônia Legal as maiores reservas de nióbio, potássio e ouro e não podemos explorar por causa de entraves de leis federais que, em muitos casos, prejudicam as famílias ribeirinhas e indígenas que precisam de oportunidade de desenvolvimento social e econômico. Portanto, venho solicitar apoio nessa luta para juntos, como Amazônia Legal, possamos ver mais avanços”, destacou o governador David Almeida.

Foto: Divulgação

Carta de Cuiabá – David Almeida assinou a “Carta de Cuiabá” com os demais governadores dos nove estados, que compõem a Amazônia Legal, firmando o compromisso com as demandas de interesse comum na área de segurança, meio ambiente e comunicação.

Antes da reunião do fórum, o governador esteve junto com os demais participantes no município de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, para acompanhar, ao lado do presidente Michel Temer, o lançamento da colheita de algodão e inauguração da primeira usina exclusiva para produção de etanol de milho e derivados do país.

Artigo anteriorGovernador pode ir ao STF para resguardar incentivos fiscais da ZFM
Próximo artigoCreche municipal realiza Festival da Semana do Bebê Manauara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui