Creche municipal realiza Festival da Semana do Bebê Manauara

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

Educadores, pais e crianças participaram da programação da Semana do Bebê Manauara na Creche Municipal Magdalena Arce Daou, bairro Santa Luzia, zona Sul de Manaus. A ação faz parte da programação do “Agosto Dourado”, que este ano tem como tema “Aleitamento Materno e Paternidade: juntas pela amamentação”.


 Durante as atividades realizadas ao longo deste mês, profissionais da saúde, educação, assistência social e parceiros reforçarão o papel da família na amamentação, que é de grande importância para o desenvolvimento do bebê.

 A ação faz parte do comitê gestor instituído pelo Decreto nº 3.405/2016, que é integrado por profissionais das secretarias municipais de Educação (Semed), da Saúde (Semsa) e da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), além de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da organização filantrópica United Way e Procter & Gamble (P&G).

Foto: Cleomir Santos/ Semed

 Na ação da creche, houve rodas de conversa com as famílias e os cuidadores com os temas: “Estímulos ao desenvolvimento da Primeira Infância” e “Pré-Natal, parto, pós-parto e paternidade”, bem como, contação de histórias, teatro, brincadeiras, atividades lúdicas, atividades físicas, entre outros.

 A subsecretária de Gestão Educacional (SSEG) da Semed, Euzeni Trajano, fez questão de acompanhar toda programação e ficou muito satisfeita com a participação dos pais, da comunidade, mas principalmente com o trabalho integrado pelas secretarias em prol do desenvolvimento das crianças e orientação aos pais.

 “A Semed, juntamente com Semsa e Semmasdh, desenvolve um trabalho conjunto no sentido de fortalecer de fato o desenvolvimento de uma infância saudável com vários tipos de orientações com relação à amamentação, orientado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, no sentido de ter cada vez mais uma cidade educadora”, enfatizou.

 A diretora da Creche Municipal Magdalena Arce Daou, Luciene de Paula, informou que a ação na unidade iniciou com um encontro com os pais antes da programação desta sexta, em que foram explicadas as atividades que seriam desenvolvidas ao longo do festival.

Foto: Cleomir Santos/ Semed

 “São ações desenvolvidas pelas secretarias parceiras que nos dão suporte para toda essa programação. Orientamos sobre os cuidados da saúde bucal, amamentação e alimentação saudável de acordo com a faixa etária, aleitamento até um ano de idade, entre outras informações”, afirmou.

 A coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente da Semsa, Ivone Amazonas, explicou que as atividades contaram com uma equipe de enfermeiros, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e assistentes sociais. Segundo ela, em se tratando da Primeira Infância, é fundamental trabalhar com as crianças de 0 a 6 anos.

 “O desenvolvimento infantil é fundamental dentro do contexto da intersetorialidade. Não adianta trabalhar só a saúde sem a educação estar envolvida, porque o produto de todo trabalho são as crianças. Esse trabalho rende muito no desenvolvimento cognitivo e emocional, principalmente, trabalhar com a família que é o nosso principal ganho nessa história”, explicou.

 A doméstica Eliene Pontes dos Santos, 32, mãe do aluno do maternal 3, Alex Rafael Santos Souza, 3, acompanhou toda programação, mas principalmente a palestra sobre amamentação. “A palestra foi muito boa, até porque tive três filhos. Considero muito importante, tanto para nós, quanto para as crianças. A importância do aleitamento é fundamental, porque previne contra doenças”, salientou.

Artigo anteriorEm Cuiabá, David Almeida propõe união entre Estados da Amazônia Legal
Próximo artigoDECFS prende homem por furto de energia no bairro Parque Dez de Novembro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui