Amazonas Cidades

Creche municipal realiza Festival da Semana do Bebê Manauara

Fotos: Cleomir Santos/ Semed
Escrito por Redação II

Educadores, pais e crianças participaram da programação da Semana do Bebê Manauara na Creche Municipal Magdalena Arce Daou, bairro Santa Luzia, zona Sul de Manaus. A ação faz parte da programação do “Agosto Dourado”, que este ano tem como tema “Aleitamento Materno e Paternidade: juntas pela amamentação”.

 Durante as atividades realizadas ao longo deste mês, profissionais da saúde, educação, assistência social e parceiros reforçarão o papel da família na amamentação, que é de grande importância para o desenvolvimento do bebê.

 A ação faz parte do comitê gestor instituído pelo Decreto nº 3.405/2016, que é integrado por profissionais das secretarias municipais de Educação (Semed), da Saúde (Semsa) e da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), além de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da organização filantrópica United Way e Procter & Gamble (P&G).

Foto: Cleomir Santos/ Semed

 Na ação da creche, houve rodas de conversa com as famílias e os cuidadores com os temas: “Estímulos ao desenvolvimento da Primeira Infância” e “Pré-Natal, parto, pós-parto e paternidade”, bem como, contação de histórias, teatro, brincadeiras, atividades lúdicas, atividades físicas, entre outros.

 A subsecretária de Gestão Educacional (SSEG) da Semed, Euzeni Trajano, fez questão de acompanhar toda programação e ficou muito satisfeita com a participação dos pais, da comunidade, mas principalmente com o trabalho integrado pelas secretarias em prol do desenvolvimento das crianças e orientação aos pais.

 “A Semed, juntamente com Semsa e Semmasdh, desenvolve um trabalho conjunto no sentido de fortalecer de fato o desenvolvimento de uma infância saudável com vários tipos de orientações com relação à amamentação, orientado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, no sentido de ter cada vez mais uma cidade educadora”, enfatizou.

 A diretora da Creche Municipal Magdalena Arce Daou, Luciene de Paula, informou que a ação na unidade iniciou com um encontro com os pais antes da programação desta sexta, em que foram explicadas as atividades que seriam desenvolvidas ao longo do festival.

Foto: Cleomir Santos/ Semed

 “São ações desenvolvidas pelas secretarias parceiras que nos dão suporte para toda essa programação. Orientamos sobre os cuidados da saúde bucal, amamentação e alimentação saudável de acordo com a faixa etária, aleitamento até um ano de idade, entre outras informações”, afirmou.

 A coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente da Semsa, Ivone Amazonas, explicou que as atividades contaram com uma equipe de enfermeiros, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e assistentes sociais. Segundo ela, em se tratando da Primeira Infância, é fundamental trabalhar com as crianças de 0 a 6 anos.

 “O desenvolvimento infantil é fundamental dentro do contexto da intersetorialidade. Não adianta trabalhar só a saúde sem a educação estar envolvida, porque o produto de todo trabalho são as crianças. Esse trabalho rende muito no desenvolvimento cognitivo e emocional, principalmente, trabalhar com a família que é o nosso principal ganho nessa história”, explicou.

 A doméstica Eliene Pontes dos Santos, 32, mãe do aluno do maternal 3, Alex Rafael Santos Souza, 3, acompanhou toda programação, mas principalmente a palestra sobre amamentação. “A palestra foi muito boa, até porque tive três filhos. Considero muito importante, tanto para nós, quanto para as crianças. A importância do aleitamento é fundamental, porque previne contra doenças”, salientou.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário