
Os melhores arqueiros do Amazonas estarão reunidos neste final semana para disputar a 8º etapa do Campeonato Amazonense de Tiro com Arco Outdoor. O evento, que conta pontos para o 43º Campeonato Brasileiro 2017, acontece no domingo, dia 17, a partir das 8h, no campo do complexo de atletismo da Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro. O evento recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Pelo Estadual, serão três categorias em disputa, sendo Adulto, Feminino e Juvenil, nos naipes masculino e feminino. Ao todo, vão participar da competição 18 competidores, que vão brigar pelo lugar mais alto do pódio. Isso porque, aqueles que garantirem a primeira colocação, ainda estarão mais próximos de se classificar para o Brasileiro, que ocorre entre os dias 15 e 19 de novembro, em Maricá, no Rio de Janeiro.

“Temos ótimos nomes em disputa para este amazonense, como a Ane Marcelle, o Nelson Moraes, o Gustavo Paulino, que a cada dia que passa estão cada vez mais conquistando espaços importantíssimos no esporte. Teremos a garantia, assim, de um nível técnico elevado e um campeonato bastante disputado. Até porque, o Amazonense classifica para o Brasileiro e os arqueiros estão nesta busca por participar do principal evento nacional da modalidade”, explicou o presidente da Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco), Calos Galindo.
Um dos técnicos mais renomados do Estado, Aníbal Forte, tambem estará na competição e conta que essa será a segunda participação da atleta Ane Marcelle no Campeonato, a recente ‘aquisição’ ilustre do esporte local.

Ane Marcelle fez história depois de ser a primeira atleta brasileira – no masculino ou feminino – a alcançar as oitavas de final em Jogos Olímpicos na modalidade. Em agosto, a carioca de 23 anos mudou-se para Manaus por conta de melhor estrutura e, desde lá, vem recebendo apoio do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), programa pertencente a Sejel.
“Nelson estará na próxima semana integrando a equipe brasileira que seguirá para o Mundial, na Argentina, pela categoria Cadete, e o Amazonense já vai servir de experiência. Isso é muito importante. Além do que, teremos a Ane Marcele. Ou seja, teremos uma competição muito boa, pois o Estadual está bem avançado e será uma ótima experiência para a gente verificar como a nossa seleção vai se comportar no Brasileiro”, disse Aníbal, ao frisar que as disputas serão no Recurvo e Composto.