


A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) vai empregar equipamentos de tecnologia de ponta na operação do Festival Folclórico de Parintins.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, anunciou que o Centro Integrado de Operações (Ciops) vai realizar em Parintins o projeto “Atendendo o Turista na Copa”, onde o disque 190 acolherá as chamadas dos visitantes também nas línguas inglesa e espanhola. “O serviço é resultado de um convênio com Amazonatur e Secretaria de Planejamento (Seplan) e vamos ampliar esse atendimento porque a expectativa é recebermos muitos visitantes”, disse Vital.
O diretor do Centro Integrado de Operações (Ciops), coronel George Chaves, e o seu diretor de Telemática, Ari Gomes, foram enviados a Parintins pelo secretário hoje,a quarta-feira (04) para fazer todo o levantamento de necessidades de radiocomunicação, câmeras e buscar a interação com órgãos da Prefeitura de Parintins para dar conta das demandas que crescem durante o festival.
Vital disse que recebeu determinação do governador José Melo para providenciar a estrutura de segurança para que o festival de Parintins mantenha o nível zero de ocorrências criminais graves na cidade dos últimos quatro anos.
Na inspeção às instalações do Bumbódromo que vão abrigar o centro de comando e controle do Ciops/SSP, George elogiou o grau de preservação do patrimônio público, o que reduzirá muito os custos com a preparação das salas.
Para o diretor de Temática, Ari Gomes, a infraestrutura de rede lógica e energia está pronta, em perfeitas condições de uso das tecnologias de imagem e comunicação que a SSP-AM levará para o festival. “Vamos instalar pelo menos umas 20 câmeras no Bumbódromo e nas principais vias e locais de concentração do público. Essas câmeras têm ótima resolução e ajudam bastante o trabalho da segurança”, disse Ari.
O plano de operação do Ciops já foi aprovado pelo secretário de Segurança Pública e as atividades na ilha do boi-bumbá começam no dia 22.
Vital afirmou que o sistema de Segurança Pública do Amazonas vai fazer um esforço redobrado neste ano para dar cobertura simultânea aos grandes eventos da Copa do Mundo e do festival de Parintins. “Nossos policiais e operadores já estão prontos e dispostos para cumprir mais essa missão, com muito orgulho”, afirmou o secretário.