
Auditor-fiscal com destacada atuação no combate ao trabalho em condições análogas à escravidão, Claudio Secchin assumiu a SIT nesta quarta-feira (30)
O ministro Helton Yomura assinou nesta quarta-feira (30) o Termo de Posse do novo secretário de Inspeção do Trabalho, Claudio Secchin, auditor-fiscal do Trabalho com notável contribuição profissional na especialidade do combate ao trabalho em condições análogas à escravidão.
Ao dar posse ao novo secretário, o ministro destacou a importância de seu perfil técnico e sua carreira pública para que o Ministério amplie as linhas de atuação e dê mais vigor ao combate ao trabalho escravo no país.
Claudio Secchin assume o cargo em substituição à Maria Teresa Pacheco Jensen, que pautou sua atuação com êxito invulgar na fiscalização do trabalho, marcando um período de intenso protagonismo do Ministério do Trabalho.
“Continuaremos com à política que vem dando certo”, disse Secchin. “Tenho consciência dos desafios que me aguardam na Secretaria”, acrescentou.

Detentor de um histórico profissional que inclui o desempenho do cargo de superintendente regional do Trabalho do Rio de Janeiro, Secchin, carioca, formado em Direito, pretende colaborar com sua experiência para a ampliação dos conceitos de fiscalização, usando os recursos da tecnologia. “Todas as áreas que afetem o ambiente de trabalho serão objeto do trabalho que pretendo focar com a equipe da Secretaria”, salientou.
Uma linha de ação prioritária será a implementação da modernização trabalhista, campo para o qual trará sua experiência teórica e prática como gestor.
Festejado autor da “Lista Suja do Trabalho Escravo”, cadastro de empregadores que utilizam essa mão de obra ilegal, Secchin chega com planos ousados para a Secretaria. ” A integração de esforços com todos os órgãos, a começar pelo Ministério Público do Trabalho, e o apoio do Ministro Helton Yomura e de todo o corpo do Ministério do Trabalho, serão fatores a primordiais para chegarmos a bom termo em nossa missão”, completou o novo secretário.