
A Prefeitura de Manaus deu início nesta quinta-feira, 16/4, à vacinação contra a Influenza (gripe) direcionada para portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A imunização foi realizada em quatro pontos de atendimento na capital e segue até o dia 30/4, das 9h às 16h.
Coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os postos de vacina estão instalados no Shopping Phelippe Daou, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste; no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Parque 10, zona Sul; no Estádio Municipal Carlos Zamith, no bairro Coroado, zona Leste; e na Mini Vila Olímpica do Santo Antônio, no bairro Santo Antônio, zona Oeste.
A estratégia de vacinação para esse público-alvo segue o calendário estabelecido pela Prefeitura de Manaus, de acordo com as letras do alfabeto por iniciais do nome. No primeiro dia da ação, foram atendidas pessoas com nomes iniciando pela letra A e B, com exigência da apresentação de comprovantes da condição clínica ou doença crônica (laudo médico, atestado, receitas de medicamentos, carteiras dos programas, entre outros), associado a um documento com foto.

O calendário segue na seguinte ordem:
17 de abril (C – D)
22 de abril (E – F – G)
23 de abril (H – I – J – K – L)
24 de abril (M)
27 de abril (N – O – P – Q)
28 de abril (R)
29 de abril (S – T – U – W)
30 de abril (V – X – Y- Z)
“A estratégia foi organizada para evitar aglomeração de pessoas nos postos de vacinação, considerando o risco de disseminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus”, explica a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), Marinélia Ferreira.
A diretora informa ainda que a população pode consultar no site da Semsa (http://semsa.manaus.am.gov.br) a lista, indicada pelo Ministério da Saúde, das doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas, e que define o público-alvo para a vacinação desta fase contra a Influenza.
“A lista inclui portadores de doenças cardíacas, renais, hepáticas e respiratórias crônicas, diabéticos e transplantados, entre outras condições. Mas é importante apresentar o documento comprovando a condição médica, que é indicada pelo Ministério da Saúde. Em Manaus, a meta é imunizar 44.396 pessoas entre esse público-alvo específico”, destaca Marinélia Ferreira.