

A Prefeitura de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, em parceria com o governo do Estado, iniciou a última fase da elevação de nível da Avenida Paraíba, uma obra que irá resolver os problemas gerados, anualmente, no período da cheia do Rio Amazonas.
De acordo com o prefeito Alexandre da Carbrás, o trabalho de elevação da Avenida Paraíba vai melhorar a vida dos moradores e comerciantes daquela área, que todo ano, sofriam com os eventos da cheia. O investimento estimado é, de aproximadamente, de R$ 2 milhões.
Ele explica que o investimento da Prefeitura de Parintins atinge os cerca de 700 metros de rua, trecho que ficava submerso provocando uma série de transtornos a toda cidade. “Essa obra já era um sonho dos moradores de Parintins, que ao longo dos anos, recebiam apenas promessas de que ela seria feita”, disse.
Até o fim deste mês, a avenida vai receber também drenagem lateral, meio fio e galerias para escoamento de água da chuva. O engenheiro Ronaldo Farias, da Secretaria Municipal de Obras, explica que a partir de agora o trecho onde acontece serviço ficará interditado para tráfego de pedestres veículos. “Pedimos a compreensão dos moradores e pessoas das áreas próximas que evitem passar pelo local. Essa fase requer tempo e é onde acontece a apuração do concreto”, destacou Ronaldo.
A obra da Paraíba utiliza uma técnica nova usada em situações emergenciais. A geogrelha, rede usada para envolver os ripraps, dura pelo menos 100 anos sem levar em conta o tipo de concreto utilizado. O material utilizado é de alta qualidade e tudo foi feito de forma calculada para que a durabilidade da obra seja a maior possível.