Josué Neto recebe embaixador da Alemanha e reafirma fortalecimento de cooperação

Deputado Josué Neto recebe Embaixador alemão/Foto: Divulgação
Deputado Josué Neto recebe Embaixador alemão/Foto: Divulgação
Deputado Josué Neto recebe Embaixador alemão/Foto: Divulgação
Josué Neto recebe Embaixador alemão/Foto: Divulgação
Josué Neto recebe Embaixador alemão/Foto: Divulgação

A Torre Atto (sigla em inglês para Torre Alta de Observação da Amazônia), com 330 metros de altura que está sendo construída na área do rio Uatumã, em São Sebastião do Uatumã, foi destacada como um exemplo de parceria científica entre a Alemanha e o Brasil, pelo novo embaixador extraordinário e plenipotenciário da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann.

O embaixador esteve na Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (11), em visita de apresentação ao presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD).


Essa torre será o maior e mais completo observatório climático no mundo e vai permitir o monitoramento das alterações da atmosfera, padrões de formação física de nuvens, absorção de carbono, ventos e prováveis efeitos das mudanças climáticas globais na floresta amazônica, pelos próximos 20 ou 30 anos.

O Amazonas é o quarto estado brasileiro visitado pelo embaixador Dirk Brengelmann, que foi apresentado pelo cônsul da Alemanha em Manaus, Martin Klaus Klenke, e recebido pelo presidente Josué Neto acompanhado dos deputados David Almeida (PSD), Abdala Fraxe (PTN) e José Ricardo Wendling (PT). Na conversa com os deputados, ele destacou as questões que mais interessam a seu país em relação ao Brasil, que são a economia, o desenvolvimento científico, mudanças climáticas e a Amazônia.

Na economia, o presidente Josué Neto abordou a participação de empresas alemãs na Zona Franca de Manaus (ZFM) e o embaixador Dirk Brengelmann informou que atualmente existem 13 empresas do seu país instaladas em Manaus, mas observou que essa participação pode se ampliar desde que haja maior intercâmbio entre os dois países, nesse setor.

Mas o que mais empolga o diplomata alemão é a cooperação científica entre instituições de pesquisas brasileiras e da Alemanha, como o projeto da Torre Atto. O projeto de R$ 20 milhões, incluindo os R$ 7,5 milhões da torre, mais equipamentos e obras, foi iniciado em 2007, e é financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pelo Brasil, e pelo governo da Alemanha.

Ainda durante a conversa, o presidente Josué Neto e o embaixador Dirk Brengelmann trocaram amenidades sobre esportes, inclusive a vitória da Alemanha na Copa do Mundo no Brasil, e trocaram informações a respeito da prática de cooperação entre estados da Alemanha e de outros países, chamados Estados Irmãos. Tanto o embaixador quanto o presidente concordaram em ampliar a discussão, a fim de transformar, no futuro, o Amazonas em estado irmão de um estado alemão.

Para o deputado Josué Neto, a promoção do intercâmbio de conhecimentos em todos os setores entre o Estado do Amazonas e um país desenvolvido como a Alemanha só vai trazer benefícios para a população amazonense, principalmente em relação às áreas do conhecimento científico e tecnológico e da educação. O presidente exemplificou a Torre Atto como um desses grandes benefícios já conquistados.

Artigo anteriorHospital Adventista pode ser acionado no MP por cobrança abusiva
Próximo artigoA base aliada na CMM espera o “ungido” do prefeito para aclamá-lo presidente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui